Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Loalwa Braz

Um canto para se recordar

Vocalista do Kaoma, encontrada morta nessa quinta-feira (19), foi uma das 20 vozes mais escutadas no planeta, segundo o ‘Guinness Book’

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Loalwa
Hit. Loalwa conquistou reconhecimento mundial à frente do Kaoma com a música “Chorando se Foi”
PUBLICADO EM 20/01/17 - 03h00

Rio de Janeiro. Conhecida mundialmente pelo hit “Chorando se Foi”, a cantora Loalwa Braz Vieira, 63, foi encontrada morta carbonizada em seu carro nessa quinta-feira (19) em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Um funcionário da pousada que a cantora mantinha na cidade confessou que facilitou a entrada de outros dois homens no local, onde a artista também morava. O funcionário e um outro suspeito foram presos. O terceiro homem ainda não havia sido identificado até o fechamento desta edição.

Segundo a polícia, o funcionário confessou e tudo indica que Loalwa ainda estava viva quando o carro foi incendiado. Investigação aponta que ela foi vítima de latrocínio (roubo seguido da morte).

Loalwa teve uma fulgurante e efêmera fama mundial em 1989, ao interpretar “Chorando se Foi” com o grupo franco-brasileiro Kaoma. Conhecida internacionalmente como “La Lambada”, a música vendeu 15 milhões de cópias em mais de cem países (só na França foram mais de 700 mil). Ao todo, o Kaoma vendeu mais de 25 milhões de discos em todo o mundo e ganhou mais de 80 discos de ouro e platina.

O sucesso fez com que o grupo se apresentasse em palcos internacionais, como Paradis Latin, na França, e Madison Square Garden, nos Estados Unidos. O hit ainda garantiu a presença de Loalwa no “Guinness World Records” como “uma das 20 vozes mais ouvidas no mundo”.

A música, na verdade, é uma versão de “Llorando se Fue”, do grupo boliviano Los Kjarkas, banda tradicional de música andina. A gravação original, do começo da década de 1980, em nada tinha a ver com lambada – tratava-se de uma canção nos moldes da música folclórica da Bolívia.

No exterior. A morte de Loalwa teve repercussão internacional. Na França, onde ela morou durante alguns anos, o “Le Figaro” lembrou que “Chorando se Foi” ficou no Top 50 do país por 27 semanas, 12 delas na liderança. Loalwa era membro da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras, pela qual foi condecorada com a medalha de prata (Prix Throlet).

Já na Inglaterra, o site da BBC afirmou que a batida cativante e a letra sensual da canção continua inspirando músicos até hoje. A BBC lembrou que a norte-americana Jennifer Lopez usou a melodia em “On The Floor”, em 2010.

Nascida no Rio, Loalwa cresceu em uma família musical. Sua mãe era pianista clássica e seu pai, chefe de uma orquestra popular. A cantora se apresentou pela última vez no Brasil em setembro de 2016, em Porto Seguro, na Bahia, dentro de um festival de música de lambada. Ela tinha acabado de se curar de um câncer no ovário e se preparava para regravar seus principais sucessos remixados em outros estilos musicais.

O que achou deste artigo?
Fechar

Loalwa Braz

Um canto para se recordar
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter