Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cinema

Um road movie que questiona a colonização

O ator mexicano Gael García Bernal é o protagonista do filme 'Museu', que estreia nesta quinta (8) nos cinemas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 08/11/18 - 04h00

O ator mexicano Gael García Bernal é o protagonista do filme “Museu”, que estreia nesta quinta (8) nos cinemas. O longa, dirigido por Alonso Ruizpalacios, conta uma história real que surpreendeu os mexicanos na manhã do Natal de 1985. Na ocasião, os estudantes Juan Núñez (vivido por Gael García Bernal), um homem de 30 e poucos anos que morava com os pais, e seu amigo Benjamín Wilson (interpretado por Leonardo Ortizgris), invadiram o Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México e roubam mais de cem peças.

O evento é recontado em detalhes aos espectadores. Moradores dos subúrbios da capital mexicana, os jovens transformam uma molecagem em um crime sem precedentes. Entre os objetos levados, estão relíquias da época pré-hispânica, como a máscara do Rei Pakal. Quando se dão conta da dimensão do crime que cometeram, os dois fogem e iniciam uma jornada pelo interior daquele país.

A polícia, por sua vez, nem desconfia, à princípio, que o crime foi cometido por uma dupla tão inexperiente.

Fuga

Na estrada, os jovens viajam sem destino e vivem momentos inusitados, que incluem dançarinas exóticas, drogas e até xamanismo, numa alusão à cultura cujos objetos os dois amigos roubaram – não que esses povos pré-hispânicos não tenham sido saqueados bem antes por seus colonizadores. “Museu” deixa claro que por baixo desta espécie de road movie há todo um questionamento sobre cultura, colonização e sociedade. E, mesmo que se passe na década de 80, ele traz temas que são atuais no que diz respeito aos valores sociais e o caminho que a humanidade tem trilhado.

O filme é a primeira produção original em espanhol do serviço de streaming do YouTube. O lançamento do filme online, porém, acontecerá apenas após a estreia nos cinemas dos Estados Unidos, América Latina e Europa. Ou seja, deve ser disponibilizado online no fim deste mês ou no começo de dezembro.

O que achou deste artigo?
Fechar

Cinema

Um road movie que questiona a colonização
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter