Televisão

Ana Paula Padrão diz que 'Masterchef' volta às origens, mas 'mais malandro'

Nova temporada, que estreia nesta terça-feira (6), terá a chef Helena Rizzo no time de jurados e dinâmica mais acirrada

Por Renato Lombardi
Publicado em 06 de julho de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

À frente do “MasterChef Brasil” desde a estreia do formato no país, em 2014, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão celebra a chegada da oitava edição do programa com cozinheiros amadores, que estreia nesta terça-feira (6), às 22h30, na Band, e afirma: “Estou fazendo a minha melhor temporada”. O motivo, segundo ela, são as mudanças no reality, que neste ano volta às origens e resgata a proposta de ter um único vencedor na edição, a ser revelado no último episódio. Além disso, a atração terá nova dinâmica, prometendo mexer com os ânimos dos 23 participantes que começam na disputa e deixar a competição mais acirrada. Outra novidade é a chegada da chef Helena Rizzo, que substitui Paola Carosella no time de jurados. 

“Com certeza é muito mais fervoroso, pode-se dizer”, comemorou o chef e jurado Henrique Fogaça, ao comparar a nova temporada do “MasterChef” com a competição exibida em 2020, que a cada episódio sagrava um participante campeão – o processo foi adotado por causa da pandemia do novo coronavírus e dos protocolos estabelecidos para a gravação. “Ano passado foi bem legal. No formato original vai ser melhor ainda, pois tem muita novidade”, disse o chef Erick Jacquin. “Esse formato evidencia a trajetória do herói, que é a principal característica do programa”, afirmou a diretora do reality, Marisa Mestiço. 

 

Juntamente com o resgate do formato original, a disputa ganha novas regras e elementos que prometem deixá-la mais acirrada. “O ‘Masterchef’ está voltando às origens, porém mais malandro. O jogo é o personagem principal. Além de saber cozinhar, eles vão precisar ser bons jogadores, ter estratégia desde o início. Aquele que ficava no meio, tentando não se destacar, vai ter dificuldade”, garantiu Ana Paula.  

Novas dinâmicas 

A diretora do “MasterChef Brasil” contou que, a cada temporada, a equipe pensa em trazer coisas novas para o programa. “Neste ano, por exemplo, a gente tem a caixa misteriosa dourada, que é um aditivo ao poder da caixa misteriosa, na qual os participantes podem ter uma vantagem ou uma desvantagem na competição”, detalhou.  

Outra novidade da temporada será o avental dourado, conforme explicou Marisa. “Depois de sete anos no ar, começamos a pensar no quanto a dinâmica em equipe é importante. Se alguém da equipe se sentir incomodado ou prejudicado pela capitania da pessoa que assumiu o avental de capitão, ele tem o direito de ir lá, quebrar essa caixa, tirar o avental dourado, discorrer para os jurados sobre por que quer assumir esse lugar e, automaticamente, assumir o lugar de capitão”.  

 

A eliminação também ganhou novas regras. “Os três jurados agora escolhem os três piores para a prova de eliminação”, adiantou Marisa Mestiço. Porém, um desses participantes colocados na berlinda terá a chance de ser salvo pelos que já estarão no mezanino. “Isso, com certeza, mexe bastante com a performance dos jogadores dentro da cozinha”, pontuou a diretora. 

Para Ana Paula Padrão, o pioneirismo do “MasterChef” na televisão brasileira traz uma responsabilidade para ela e toda a equipe do programa, porém o fato de conhecerem bem o formato e os fãs gera uma segurança para sair da zona de conforto. “Toda vez que a gente ousa, a gente tem muita ousadia”, disse ela. “A responsabilidade é incrível, mas não nos faz ficar covardes”, completou a apresentadora. “A gente nunca ficou parado! E uma coisa que a gente gosta é de desafios”, ressaltou a diretora Marisa Mestiço. 

Sai Paola, entra Helena 

A chef gaúcha Helena Rizzo fará sua estreia no time de jurados do “MasterChef Brasil” nesta nova temporada. Ela chega para ocupar a vaga que foi de Paola Carosella, que anunciou no começo do ano que deixaria o programa para se dedicar a projetos pessoais.  

 

“Quando a Paola anunciou a saída dela, algumas pessoas começaram a me marcar, e eu pensei: será? Por que não? Enfim, resolvi topar o desafio, essa aventura”, comentou Helena, que é dona do restaurante Maní, em São Paulo. “O que me surpreendeu é que, quando a gente vê o programa, a gente sente a tensão, esse clima pegando fogo, e aqui é pior, eu não imaginava que fosse tanto”, disse a premiada chef brasileira, que já participou do “The Taste Brasil”, no canal pago GNT. 

Helena contou que já está sentindo a responsabilidade de entrar para o “MasterChef” e julgar os pratos dos competidores. Entretanto, garantiu que pretende mostrar seu estilo, que mistura seriedade e alto-astral. “A gente se envolve com a tensão das pessoas que estão cozinhando, não imaginava que fosse tão forte. Como chef de cozinha, eu sou exigente. A gente precisa estar atento a tudo, comunicando o que está errado. Mas temos que ser gestores nesse sentido; um clima agradável, alegre, na cozinha, para as pessoas terem confiança. Temos que falar as coisas e corrigir, mas existem um tom e uma maneira de fazer isso”, pontuou. 

A nova integrante do “MasterChef” foi muito elogiada pelos colegas de trabalho. “A entrada da Helena foi uma coisa tão suave, tão boa. A energia dela, a empatia, todo o trabalho dela é muito gostoso. Estamos muito felizes. Ela é alegre, tem conhecimento”, disse Henrique Fogaça. Já Erick Jacquin fez uma observação: “Ela tem um defeito: come muito (risos)”. 

Ana Paula Padrão também comentou a fama de comilona da chef gaúcha. “A gente já está chamando a Helena aqui de Magali”, brincou a apresentadora. “E é magra”, completou a apresentadora. Helena se defendeu: “Mas tudo isso de comida, como não vou comer?”. 

Convidados 

Assim como na última temporada, o “MasterChef Brasil” terá convidados famosos, que a cada episódio vão propor desafios aos competidores. Os cantores Duda Beat, Naiara Azevedo e Fabiano Menotti e o apresentador Zeca Camargo são alguns dos nomes confirmados. Hoje, na estreia, quem participa é o sambista Diogo Nogueira. 

Prêmio 

Além do troféu, quem vencer o “MasterChef Brasil” vai ganhar R$ 300 mil, entre outros prêmios. 

Mineiros na disputa 

Dos 23 participantes que iniciam na oitava temporada do “MasterChef”, três são mineiros: o estudante de engenharia civil Gabriel, de 19 anos, da cidade de Andrada; a jornalista Helena, de 43 anos, de Belo Horizonte; e a confeiteira Juliana Arraes, de 37 anos, de Passos.  

Dois ex-participantes do “MasterChef Júnior”, que teve única edição na Band, em 2015, também estão na disputa: Daphne Sonnenschein e Eduardo Prado, ambos com 19 anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!