Há pouco menos de um mês do Natal, comerciais, enfeites e adereços alusivos à data já fazem parte dos nossos dias e o Boticário optou por apostar na representatividade na propaganda deste ano. A campanha foi lançada na última sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. O filme publicitário mostra uma criança negra nos anos 1980, entre outros momentos, olhando vitrines de lojas, recebendo presentes e assistindo propagandas natalinas na TV.
O olhar do garoto reflete um incômodo que ele sentia em relação a um importante detalhe, que o texto da peça do Boticário revela: “Toda criança gosta de Natal, né? E comigo não era diferente. Mas tinha uma coisa que me deixa intrigado. Não era sobre presentes, mas algo que só fui entender mais tarde: com tanto Papai Noel no mundo, por que nenhum era como eu?”. Passam-se 40 anos e o garoto de outros tempos agora é o próprio Papai Noel. “Que você seja tudo o que desejar”, diz a mensagem ao fim da propaganda.
No Dia da Consciência Negra, o Boticário também divulgou uma lista de ações antirracistas. A empresa, por exemplo, se compromete a criar produtos e linhas da marca com um time de influenciadores negros, apoiar a capacitação de 3.000 jovens negros de comunidades carentes por meio do projeto Jovens em Transformação e garantir representatividade racial nas campanhas da marca, entre outras.
Eu sei que eu não emocionei só. Quem mais aí 🥺 com essa mensagem pfta do meu filme de Natal?! 🎅🏿💚 pic.twitter.com/D94OUB0bxP
— Boti + @olazaroramos (@oBoticario) November 23, 2020