Os perfis no Instagram do humorista Whindersson Nunes (39 milhões de seguidores), do jogador de futebol Roberto Firmino (12,9 milhões), da cantora Ludmilla (20,9 milhões), do também humorista Tirullipa (16 milhões) e da influenciadora digital fitness Gabriela Pugliesi (4,5 milhões) foram os que tiveram maior volume absoluto de interações em conteúdos relacionados ao coronavírus no Brasil.
Todos eles tiveram uma taxa de engajamento média aumentada em 1,2 vezes em relação às suas publicações tradicionais, de acordo com um estudo realizado entre janeiro e março deste ano pela Spark, empresa especializada em fazer ações de marketing de influência. O resultado aponta mais de 120 milhões de visualizações nas publicações brasileiras sobre o tema.
Vale lembrar que influenciadora fitness Gabriela Pugliesi, que foi diagnosticada com a pandemia, teve um crescimento de mais de 120 mil seguidores no dia que anunciou seu diagnóstico, quando passou a compartilhar informações, cuidados do dia-a-dia e prevenções a seus seguidores.
Deem valor pq essa dica vale OURO! #quarentena
Uma publicação compartilhada por Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) em
Alguns influenciadores digitais desenvolveram novos formatos para realização de projetos que até então aconteciam de forma presencial, com o objetivo de estimular as pessoas a ficarem em casa. Dentre as iniciativas, destaca-se o GE Festival, realizado pelo Instagram Garotas Estúpidas, de Camila Coutinho, que acontece no formato de transmissão ao vivo, com show da Giulia Be, stand up com Mônica Martelli e treinos com os professores de educação física Cau Saad e Norton Mello, entre outras iniciativas.