Polêmica

Ameaçado, ilustrador de pôster do Dead Kennedys contesta banda

Comunicado divulgado pelo quarteto de punk afirma que desenho foi feito sem consentimento do grupo

Por Raphael Vidigal
Publicado em 23 de abril de 2019 | 17:06
 
 
 
normal

A polêmica em torno do pôster para a turnê que a banda norte-americana Dead Kennedys fará no Brasil em maio ganhou mais um capítulo. Depois de um comunicado oficial dos integrantes do quarteto de punk formado em 1987 na cidade de São Francisco, na Califórnia, o ilustrador que criou a imagem inspirada no "estereótipo da classe média brasileira que adotou a cultura do armamentismo", como ele declarou em entrevista ao portal UOL, resolveu se defender. 

Cristiano Suarez, de 32 anos, rebateu um internauta que disse que o pôster deveria "informar que a banda não autorizou esse cartaz!!! Beira a Fake News". "Todo conteúdo precisa de autorização prévia da banda, (o pôster) foi publicado pela página oficial da banda, mas eles ficaram assustados com a repercussão e voltaram atrás. Eu também fiquei assustado e pensei em tirar, pois tiraram várias conclusões sem conhecer as referências da arte", escreveu o ilustrador. Ao ser confrontado por outro internauta, Suarez disse: "recebi ameaça, esse povo é louco". 

Nascido em Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, Suarez já assinou pôsteres e capas de diversas bandas nacionais e internacionais, como L7, Pennywise e Ratos de Porão, e foi eleito um dos 200 melhores ilustradores do mundo pela revista Luzer´s. 

O comunicado do Dead Kennedys afirma: "Chegou ao conhecimento do Dead Kenned’s que um pôster foi lançado promovendo os próximos shows da banda no Brasil. Este cartaz foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys, e não é autorizado. O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica que é conhecida por suas declarações políticas e assume uma forte posição anti-fascista, anti-violência, no entanto, a banda sente que não pode presumir saber o suficiente sobre situações em outros países para entrar em suas políticas específicas. O cartaz liberado não reflete uma declaração política ou posição do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir que as pessoas pensem por si mesmas, não para lhes dizer o que pensar". 

Em Belo Horizonte a apresentação do Dead Kennedys acontece no dia 28 de maio, no Mister Rock (av. Tereza Cristina, 295, Prado). Os ingressos já estão à venda no site do ticketbrasil.com.br, e custam entre R$100 e R$ 200.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!