O que vem por aí

Diversidade dá o tom dos shows e festivais que prometem agitar o público

A programação musical de 2020 já começa pegando fogo com o festival Planeta Brasil

Por Bruno Mateus
Publicado em 29 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A programação musical de 2020 já começa pegando fogo com o festival Planeta Brasil, que traz a Belo Horizonte nomes de peso como Caetano Veloso, Racionais MC’s, Black Alien, Baco Exu do Blues, a parceria entre Anavitória e Vitor Kley, os australianos do Sticky Fingers, o conterrâneo deles, Nick Murphy, conhecido pelo antigo nome de Chet Faker, e o DJ holandês Don Diablo, que passam pela Esplanada do Mineirão com muita diversidade no repertório.

Duas semanas depois, em 8 de fevereiro, o Festival Sensacional comemora 10 anos de existência com uma edição especial. Em 12 horas, 30 atrações vão passar pelos três palcos montados também na Esplanada do Gigante da Pampulha. BaianaSystem, Nação Zumbi, Elba Ramalho com Chico César, Liniker e os Caramelows com Johnny Hooker, além de Duda Beat e Gaby Amarantos, prometem agitar o público presente.

No mercado fonográfico, são aguardados os lançamentos dos álbuns “Perfume”, de Daniela Mercury, “Quero Viver sem Grilo”, em que Emanuelle Araújo revisita a obra de Jards Macalé; e um novo disco de inéditas do Jota Quest, que ainda renderá documentário.

Atrações internacionais em Minas

O McFly chega a BH em 21 de março. Dois dias antes, passam por Uberlândia, cidade que também recebe o Backstreet Boys, em 11 de março, e o Kiss, em 19 de maio. Março também tem, no Mister Rock, em BH, Amon Amarth (dia 6). E, no Palácio das Artes, no dia 22, Curved Air e Renaissance. Em 3 de abril, o Mister Rock recebe o Sonata Artica. O pianista Richard Clayderman adentra o Palácio das Artes no dia 2 de abril. Já em 15 de maio, Roger Hodgson, canta no KM de Vantagens. Em 29 de agosto, o Festival Sarará ocupa a Esplanada do Mineirão.

Programação erudita

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, terá um 2020 especial. A temporada começa nos dias 13 e 14 de fevereiro, com a celebração dos cinco anos da Sala Minas Gerais e a interpretação da sinfonia “Ressurreição”, de Gustav Mahler, que foi tocada na inauguração do espaço. Os 250 anos de Beethoven também serão comemorados em grande estilo. A companhia executa todas as sinfonias do alemão e outras obras importantes do compositor.

Metallica em BH

Para a turma do rock, todas as atenções estão voltadas para o dia 27 de abril. Nesse dia, no Mineirão, o Metallica, composto por Robert Trujillo, Lars Ulrich, James Hetfield e Kirk Hammett, apresenta, pela primeira vez em BH, um dos quatro shows da turnê “World Wired Tour”. Promessa de uma noite histórica na capital mineira. Quem abre o show é o grupo norte-americano Greta Van Fleet.

Mundo no Brasil

Em março, tem Maroon 5 em São Paulo. A banda se apresenta no dia 1º. Em Brasília, no dia 3, em Recife, no dia 5, e, no Rio de Janeiro, no dia 7 de março. O Lollapalooza, que acontece entre 3 e 5 de abril, também em São Paulo, traz dezenas de atrações, com destaque para Guns N’ Roses, Strokes, Gwen Stefani, Lana Del Rey, Travis Scott e Vampire Weekend. Em outubro, Michael Bublé se apresenta em Curitiba, São Paulo e Rio, nos dias 23, 25 e 28, respectivamente. No mesmo mês, o ex-One Direction Harry Styles toca em São Paulo (dia 7) e no Rio (dia 9).

Estreias do pop

Após estrelar a adaptação para o musical “Cats”, a cantora Taylor Swift virá pela primeira vez ao Brasil. Em julho, nos dias 18 e 19, ela se apresenta em São Paulo. Sensação da música pop, Billie Eilish também confirmou duas datas no país. No dia 30 de maio, a cantora – de apenas 18 anos – vai a São Paulo e, no dia seguinte, toca no Rio.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!