Artes Visuais

Juliane Assis ganha mostra nos 20 anos da Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl

Obra da pintora explora limites entre realidade e abstração através de paisagens

Por Raphael Vidigal
Publicado em 02 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Juliane Assis é ilustradora infantil, trabalho que exige “um compromisso com a realidade”. “Quando parto para as pinturas, gosto de uma pincelada mais solta e gestual. Com referência no real, retiro as imagens de um determinado lugar que eu aprecie, ou que tenha a ver comigo, e vou abstraindo”, conta.

São essas pinturas abstratas que compõe a mostra “Paisagens Fugidias”, escolhida para comemorar os 20 anos da Galeria Beatriz Abi-Acl. “O título da exposição fala sobre essa fuga do universo figurativo para a abstração”, explica Juliane. 

Ao todo, a exposição leva ao público cerca de 30 obras, contabilizados os dípticos (que trazem duas pinturas juntas), de pequenas e grandes dimensões. Há quadros de 20 cm x 20 cm e outros de 2 m x 1,60 m. 

“Sempre ando com um livro de anotações por aí, vou criando com o que me chama a atenção nas ruas”, diz Juliane, que atenta para o fato de que, além de “árvores, campos e flores, há também paisagens arquitetônicas” nas criações. Fã de Andrew Wyeth e Paul Cézanne, ela se diz lisonjeada de expor na mesma galeria por onde já passaram obras de Mariza Trancoso e Décio Noviello. “Queriam um trabalho menos agressivo, e eu me encaixava nessa proposta. Para mim, é uma honra”, afirma. 

Serviço. Mostra “Paisagens Fugidias”, de Juliane Assis, nesta segunda (2), das 18h às 22h; até 28/9, segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 13h, na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl (rua Santa Catarina, 115, Lourdes). Gratuito 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!