Polêmica

Laerte diz que prisão de Lula é “um escândalo para qualquer pessoa sensata”

Cartunista defendeu a libertação do ex-presidente e pediu investigação contra Sergio Moro

Por Raphael Vidigal
Publicado em 22 de outubro de 2019 | 17:29
 
 
 
normal

Lula está sentado na cama de sua cela lendo um livro e alguém lhe avisa que chegou visita. Quem entra em cena é o personagem João Ferrador que, ao fim do encontro, repete o seu conhecido bordão “Hoje eu não tou bom!”, fazendo jus à fama de mau humorado.

Essa carta em forma de tirinha foi enviada por Laerte, 68, a Lula, 74, em maio deste ano, quando a histórica greve de 1979 no ACB paulista, liderada pelo ex-presidente, completou 40 anos. Ao mesmo tempo, serviu como homenagem ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, berço político de Lula, que comemorou 60 anos de existência.

João Ferrador foi criado por Laerte para o jornal Tribuna Metalúrgica, da qual se tornou mascote. O sucesso da personagem a levou a ilustrar panfletos, camisetas e faixas. Em 1980, Lula seria preso pela ditadura militar, num esforço para conter as greves.

Às vésperas de julgamentos no Supremo Tribunal Federal que podem resultar na libertação do líder petista, Laerte voltou a se posicionar sobre o assunto. “A situação do Lula é um escândalo político para qualquer pessoa sensata, e assim é percebida no mundo inteiro. Sua libertação e a anulação da sentença devem ser um objetivo geral, na luta pela garantia da democracia no Brasil”, declarou a cartunista.

Ela aproveitou o ensejo para tecer críticas ao atual Ministro da Justiça, cuja parcialidade tem sido colocada em dúvida após a série de denúncias divulgadas pelo site The Intercept, que ficou conhecida como Vaza Jato. “Pessoalmente, acho que deve se seguir uma investigação a fundo sobre a atuação de Sergio Moro e de várias pessoas ligadas à (operação) Lava Jato”, finalizou Laerte.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!