
Talentos do interior de Minas em BH
Mostra reúne diferentes gerações de artistas do Sul de Minas e exibe documentário sobre a região

Em uma de suas últimas entrevistas, Fernando Brant (1946-2015), natural de Caldas, no Sul do Estado, disse que suas lembranças e amizades de infância o fizeram redescobrir-se como artista. Uma das marcas do Clube da Esquina, segundo o compositor, seria, inclusive, a diversidade de influências na região.
A entrevista de Brant faz parte do documentário “Falsete” – primeiro longa-metragem sobre a música do Sul de Minas –, dirigido por Rodrigo Infante, que ainda traz a fala de outros 15 compositores mineiros e faz parte da abertura do projeto Vozes do Interior: Mostra de Música Sul-Mineira, que ocorre nesta quarta-feira (18) no Palácio das Artes.
“Brant fala sobre as paisagens exuberantes e lembra como aquele lugar foi importante para estreitar seus laços. A música no Sul do Estado é muito criativa e, por estar entre fronteiras, traz muita liberdade. Ele também sentia isso, apesar da tradição que nossa música carrega”, adianta o produtor musical e curador do projeto, Wolf Borges.
Shows. Apresentando artistas de diferentes gerações e linguagens, a mostra apresenta na capital mineira, além do filme, a pluralidade do cancioneiro contemporâneo da região a partir de influências diversas. A primeira edição do projeto conta com a apresentação do próprio Borges ao lado de Jucilene Buosi (Poços de Caldas). Também apresentam-se nomes como Casquídeo (Alfenas), Clayton Prósperi (Três Pontas), Ismael Tiso (Três Pontas), Omar Fontes (Itajubá), Raimundo Andrade (Varginha), Rafael Toledo (Pouso Alegre) e Tutuca (Alfenas). S Sergio Santos, que mora em Belo Horizonte, mas é natural em Varginha, fará participação especial. Ao longo da noite, cada artista vai apresentar-se e convidará a atração seguinte, promovendo uma transição musical no palco.
“A ideia do projeto começou há dois quando começamos a produzir o filme. E achamos interessante trazer para o palco esses artistas, que muitas vezes não têm o mesmo holofote que outras regiões. Sentimos que nós, do Sul do Estado, perdemos muito a referência com BH, até por uma questão geográfica. No entanto, apesar de estarmos mais próximos de São Paulo, carregamos um valor que é da cultura mineira: tradição antes da ambição. Não é algo feito para ser comercial”, destaca o curador.
BH. A invasão de Sul de Minas à capital ainda conta com duas apresentações em casas noturnas da cidade – no Bar do Museu Clube da Esquina, em Santa Tereza, no dia 19 (quinta), e no InCanto Bistrô, no dia 20 (sexta), no bairro Sagrada Família.
Agenda
O quê. “Vozes do Interior” – Mostra de Música Sul-Mineira e exibição do filme “Falsete”
Quando. 18 de outubro (quarta), 18h (exibição do documentário “Falsete”) e 20h (show)
Onde. Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)
Quanto. R$ 5 (inteira)

