Nesta sexta-feira, quando se completam os quatro meses do aniversário de 21 anos do Meninos de Minas, o grupo se uniu para um lançamento triplo: do clipe “A voz”, composição que abre o disco “êh Minas…”; o próprio disco, que tem 11 faixas, e o e-book “Nós aos 21”. Todos já estão disponíveis de forma virtual e gratuita no YouTube (www.youtube.com/meninosdeminas) e nas plataformas digitais (https://tratore.ffm.to/ehminas), como mais uma ação da campanha #NósAos21.
Nestes 21 anos, o projeto já formou mais 3.500 alunos dos 7 aos 70 anos e muitos jovens integraram o Grupo de Apresentações, que circulou pelo Brasil e exterior em 11 viagens internacionais. Atualmente, o projeto realiza as oficinas de forma virtual, seguindo as determinações de saúde. O grupo é formado por Alexandre Gomes, Beb Any, Bruno Messias, Caíque de Souza, Daniel Santos, Drielly Leite, Fabrício Gomes, Florency Barbosa, Isabelly Vaz, Iany Maia, Ivy Mara, João Pedro Monteiro, Juliana Fernandes, Karlos Eduardo, Karoline Márcia, Paolla Pity, Suellen Rodrigues, Tainara Mariano, Tiely Sena.
“Quando sonhei com um projeto que pudesse ajudar alguns jovens a serem protagonistas de sua própria história, eu não imaginava tanto. Nem que pudéssemos conquistar tudo que foi possível em 21 anos de atividades. Com a chegada de um novo CD e do e-book, o Meninos de Minas ecoará um pouco da maturidade adquirida, dos sonhos realizados e da esperança nas sementes que estão germinando. Esses lançamentos são uma celebração à vida e às utopias que movem os homens e os moinhos, ao brilho no olhar de cada integrante, mestre, produtor, gestor. É a oportunidade estampada na cara da alegria, mostrando ‘um pouquinho de Minas e um tantão do coração da gente’…”, exulta o fundador e coordenador do projeto, Cléber Camargo Rodrigues.
Desde o início das festividades, o Meninos de Minas ofereceu 320 vagas em oficinas online, lives semanais, ciclos de debates, videoclipes e a promessa desses novos produtos tão esperados. Em breve, será a vez de anunciar um documentário, em fase de finalização.
O disco “êh Minas...”
Gravado em Berlim, Itabira e Serpa (Portugal), “êh Minas…” é o terceiro álbum do Meninos de Minas e mostra algumas marcas registradas do grupo: honra os mestres e canta as tradições de Minas Gerais; valoriza os compositores mineiros, as músicas e os ritmos oriundos do Congado; expressa a força dos tambores, patangomes, gungas, cordas e vozes que difundem, divulgam e ampliam horizontes do alto das montanhas gerais ao mirar os corações do mundo. Está disponível em todas as plataformas.
O álbum apresenta arranjos sob a ótica do coletivo, trazendo composições de domínio público (“Canto de Moçambique 2” e “No tempo do cativeiro”) e também de mestres como Vander Lee (a supracitada “A voz”), Newton Baiandeira (“O trem que leva Minas”), Maurício Tizumba (“Devagar com o andor”, “Pedra que brilha” e “A criação”), Sérgio Pererê (“Velhos de coroa”) e de representantes da nova cena mineira: as jovens Maíra Baldaia (que compôs “Negra rima” com Elisa de Sena e “Palavra muda” com Verônica Zanella) e Brenda Alaís (“Saudade de Minas”).
A direção musical é de Bruno Messias, que começou ainda criança como aluno no projeto, se formou em música e hoje é educador musical. E quem assina a coordenação geral é Cléber Camargo Rodrigues.
Sucesso de Vander Lee ganha clipe
Gravada em Berlim, “A Voz” é uma composição do saudoso Vander Lee (1966-2016). Está que está registrada no disco, trazendo uma mensagem de leveza e esperança, pertinente ao momento atual. O clipe foi rodado em Itabira, sob a direção de Clara França e Daniel Brígido, e retrata a poética da composição de Lee com a magia do Meninos de Minas. Ele sucede o clipe de “Palavra Muda”, que já tem mais de 40 mil views no YouTube - https://youtu.be/9SENug9DdNs .
Bruno Messias lembra que “essa canção sempre esteve no repertório dos Meninos de Minas. Foi a primeira música que cantei no palco com o mestre Maurício Tizumba. Ela nos traz uma mensagem de esperança, por isso, no arranjo temos uma leveza nas vozes e na harmonia, mas uma força presente nos tambores e patangomes”.
As celebrações continuam
Para celebrar os lançamentos o Meninos de Minas está preparando dois eventos virtuais imperdíveis. Dia 18 de março, uma quinta-feira, às 20h, o grupo retoma o ciclo de debates “Tambor de Prosa”, em seu perfil no Instagram, para falar especialmente do processo de criação e pesquisa do livro “Nós Aos 21” em um bate-papo entre a integrante Paolla Pity e o criador do projeto Cléber Camargo. Na sexta-feira, 19, às 20h acontece, no canal do YouTube do Meninos de Minas, a live-show “êh Minas... Ao Vivo”, apresentando ao público o repertório do álbum homônimo.
Lançamento CD: “êh Minas...”
Sexta-feira, 26
Via https://tratore.ffm.to/ehminas
Lançamento E-Book/ Livro: “Nós Aos 21
Sexta-feira, dia 19/3, às 20h
Via http://meninosdeminas.wordpress.com
Live YouTube: “êh Minas...” Ao Vivo
Sexta-feira, dia 19/3, às 20h
Via YouTube.com/meninosdeminas
Live Instagram: Tambor de Prosa Especial E-Book “Nós Aos 21”
Quinta-feira, dia 18/3, às 20h
Via instagram.com/meninosdeminasoficial