Audiosivual

No universo dos filmes animados

Festa do Cinema de Animação vai começar nesta terça (8) com mais de 30 títulos a serem exibidos no Cine Sesc Palladium

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 07 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
normal

É um marco para a história do cinema de animação a projeção de pantomimas luminosas feitas por Émile Reynaud (1844-1918), no dia 28 de outubro de 1892, em Paris. O acontecimento passou a ser conhecido como a primeira experiência pública no mundo de exibição de imagens animadas, e logo alçou o nome de Reynaud como um dos pioneiros nessa arte.

Desde então, o dia 28 de outubro é celebrado em vários países e inspirou a criação de eventos e festivais que se espalham por diversas cidades neste mês.

Em Belo Horizonte, vai acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Cinema de Animação, que é realizado pela Aliança Francesa em parceria com o Sesc Palladium. Desta terça-feira (8) até o dia 31, serão apresentados mais de 30 filmes no Cine Sesc Palladium. De acordo com Lucas Moraes, gerente de cultura da Aliança Francesa, todos os títulos, entre curtas e longas-metragens, são os mesmos elencados pela Instituto Francês, em evento que acontece na França.

“Em 2018, nós exibimos aqui em BH parte do conteúdo da festa que aconteceu na França e, neste ano, nós trouxemos todos os trabalhos que são vistos lá também. Essa é a primeira vez que nós trazemos toda a programação”, afirma Moraes.

Alguns dos destaques são os longas-metragens “Wardi” (2017), “Um Homem está Morto” (2018), “Louise à Beira Mar” (2015), “Ilha de Black Mor” (2004) e “O Quadro” (2011). “Todos esses filmes são legendados e apenas os que serão exibidos na sessão ‘Garras, Penas, Cabelos e Bigodes’ (nos dias 12 e 19) não são porque trazem filmes sem diálogo que são mais voltados para crianças menores”, diz Moraes.

Além dessas produções recentes, o festival também recupera alguns clássicos concebidos entre 1964 e 1978. Entre as obras, figuram os curta-metragens do francês Jean-François Laguionie, que poderão ser vistos na sessão “Mundos Imaginários”. São eles: “O Ator” (1975), “A Máscara do Diabo” (1976), “A Jovem e o Violoncelista” (1964), “Uma Bomba por Acaso” (1969), “‘Potr’ e a Filha das Águas” (1974) e “Arca de Noé” (1967).

“A maioria desses filmes são obras de ficção, e os da série ‘Saindo da Escola’, especificamente, que abrange 13 curtas, tratam de temas ligados à educação. E, dentre os longas, ‘Ilha de BlackMor’ é um dos destaques. A história se passa no século XIX e trata da vida de um garoto que se lança em uma aventura em busca de um tesouro, que foi enterrado por um pirata, e, assim, o filme aborda muito a questão do imaginário da criança”, completa Moraes. 

Programe-se

A Festa do Cinema de Animação vai começar nesta terça (8) e segue até o dia 31, no Cine Sesc Palladium ( Av. Augusto de Lima, 420,Centro).

Para a programação completa clique aqui.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!