Criatividade

O humor de Pedroca Monteiro, criador de mininovela sucesso no Instagram

Na pandemia, ator carioca se inspirou em casos cotidianos para montar trama que caiu no gosto de famosos e anônimos e já soma mais de 70 episódios

Por Bruno Mateus
Publicado em 26 de outubro de 2020 | 07:07
 
 
 
normal

Os primeiros meses da pandemia foram de muita instabilidade emocional para Pedroca Monteiro, 38. Ansiedade, tristeza e um verdadeiro caos psicológico abalaram intensamente a saúde mental do ator. Assim como muitos artistas durante esse período, ele encontrou na arte e no humor uma válvula de escape necessária para suportar o isolamento. Arte e humor também responsáveis por fazer brilhar os olhos daquela criança encantada por teatro e novela, que queria ser ator-mirim e ficou apaixonado quando, na rua ao lado de sua casa, no Rio de Janeiro, pôde ver um pouco das gravações de “O Dono do Mundo”, no aparentemente longínquo ano de 1991. Já faz quase 30 anos, mas também parece que foi outro dia. 

Voltemos à pandemia. Para sair do desânimo provocado pela quarentena e suas várias consequências, o primeiro passo que Pedroca Monteiro deu foi reativar sua conta no Instagram. Assim, de forma espontânea, ele começou a produzir vídeos em casa, brincar com filtros e criar personagens, cujas histórias foram se entrelaçando até criarem o que ele chamou de “#mininovela”, que ganhou o primeiro episódio no Instagram em 31 de maio. 

Com uma linguagem extremamente atual, em que os personagens dialogam por meio de vídeos de celular, o conteúdo revela os dilemas cotidianos de um ex-casal, Letícia e Ivanildo, separados há cinco anos e pais de gêmeos, que vivem as tarefas da guarda compartilhada em meio a histórias que envolvem Paulo, o namorado de Letícia, Mariangela, a mãe viciada em jogatina que perde o apartamento no bingo e tem um caso com o personal trainer da filha, o gato Pipi, apaixonado pelo cachorro da vizinha do andar de cima, a cantora Carol Priscilla, intérprete do sucesso “Solidão Galopante”, que, inclusive, já ganhou interpretação de Lulu Santos e vários músicos anônimos, e Patrick do Heiki. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#cap.77 - Croquete Tântrico - #mininovela - versão de Grossa @victorcamarote ⭐️

Uma publicação compartilhada por Pedroca Monteiro (@pedrocapedroca) em

O fato é que as histórias caíram no gosto dos internautas, e Pedroca Monteiro não parou de produzir – já são mais de 70 capítulos. A lista de fãs da mininovela inclui famosos – Caetano Veloso, Selton Mello, Edgar Scandurra, Patrícia Pillar e Cleo Pires são alguns deles – e anônimos, que mandam mensagens, dizendo que se identificam com esse ou aquele personagem, e até presentes. O que começou como um alento para animar os dias no isolamento se transformou em ponto de encontro de amigos que Pedroca só conhece pela internet e um canal de interação dele com o público. 

“Eu não esperava isso, esse retorno me emociona muito, me deixa muito feliz. Receber esse carinho é um dado do sucesso muito importante para mim. Tenho recebido mensagens lindas dizendo que fui e sou o companheiro das pessoas na quarentena. Que bom que consegui transformar a energia delas também”, comemora o ator. “A mininovela foi um grande diferencial para mim. Sem ela eu não teria conseguido mudar minha energia. Eu estava muito pessimista”, completa.  

E o sucesso pode parar na telinha em 2021. Pedroca diz que apresentou um projeto para a Globo inspirado na mininovela, inclusive com alguns personagens e semelhanças no formato. “Estou torcendo para que a gente consiga fazer no ano que vem”, conta, sem dar muito detalhes. 

Inspiração no real

O roteiro da “#mininovela”, comenta Pedroca, tem muito do real. Situações do dia a dia dão contornos ao conteúdo e talvez por isso também tenha alcançado tanto sucesso. As pessoas se identificam. “As notícias do dia e as minhas relações no momento também me influenciam muito”, pondera. Com humor, ele acabou encontrando uma maneira de salvar a si mesmo de seu drama, como o próprio ator diz. No fim das contas, para não viver em um mundo quadrado, careta, ele recorre à arte, que pode fazer rir e emocionar na mesma frase.

“Sou assim desde criança: engraçado e profundo”, afirma Pedroca, que não esconde a predileção por duas figuras sempre presentes na mininovela: “Como os personagens são criados por mim, não tenho problema nenhum em dizer que amo fazer e gravar a Mariangela e gosto muito também de fazer a Carol Priscila”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#cap59 SEMANA TÂNTRICA #mininovela Clipe Alemão maravilhoso de @robiespringer obrigado. 🎈

Uma publicação compartilhada por Pedroca Monteiro (@pedrocapedroca) em

Com os ânimos renovados, o artista continua em quarentena e só sai de casa para trabalhar. Ele diz que está tentando manter a calma para proteger a si mesmo e às pessoas com quem têm mantido contatos profissionais. E trabalho não tem faltado. Ao conversar com o Magazine por telefone, o ator estava em um táxi indo para a gravação de mais um capítulo da nova temporada do humorístico “Vai Que Cola”, exibido pelo Multishow. “Estamos quase no fim, falta só um mês para acabar. Serão 20 episódios dessa nova temporada, que estreia no fim de novembro”, ressalta. 

Do Instagram para a novela das sete

Com experiências em “Malhação” e “Espelho da Vida” no currículo, além do “Vai Que Cola”, trabalhar em TV é uma alegria para Pedroca Monteiro. A novidade da vez é que ele foi convidado pela Globo para integrar o elenco de “Quanto Mais Vida Melhor”, novela das 19h escrita por Mauro Wilson e dirigida por Allan Fiterman. Ele vai interpretar o policial Prado, personagem do núcleo cômico da trama. As gravações terão início entre dezembro e janeiro, e o folhetim vai ao ar ainda no primeiro semestre de 2021.  

“Sei poucas coisas sobre o personagem, recebi só os primeiros cinco capítulos, mas estou ‘amarradão’. Vamos começar a preparação em breve”, comenta o ator. Pedroca diz que será especial fazer novela na TV depois de dar vida a seus personagens no Instagram, sobretudo em um momento em que ainda estamos lidando com o isolamento da pandemia: “Até por ser uma novela das sete, acredito que ela será bem leve e divertida”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!