Pão de queijo, cachaça, café, queijo, frango com quiabo, feijão tropeiro... qual a sua lembrança gastronômica mais marcante de Minas Gerais? Com certeza, a comida é um dos pontos principais que convidam o turista a conhecer o Estado, como aponta a pesquisa Demanda Turística 2017, divulgada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). E é justamente pelo fato de a gastronomia ser o maior símbolo de Minas que vai ser inaugurada neste sábado (31) a multiplataforma batizada de Cumbucca, que visa projetar a cultura alimentar de Minas Gerais, bem como ser uma ferramenta útil e simples na hora de pensar, planejar e viver uma viagem por Minas Gerais.
A plataforma quer reunir calendário de eventos, mapas gastronômicos, rotas turísticas, histórias e "causos" sobre pratos, ingredientes, produtores e cozinheiros. "Nosso foco é a experiência do turista de dentro e fora do Estado, para ajudá-lo a conhecer bem nossas cidades e seu potencial gastronômico. Queremos fortalecer outros elementos para agregar à imagem turística de Minas e, assim, contribuir para um reposicionamento como destino diverso, atrativo, rico e acolhedor", explica o idealizador da plataforma e produtor cultural Marcelo Wanderley, que, desde 2013, coordena eventos importantes como Foodie Experience, Fuegos Festival e Prazeres da MESA.
Turismo de experiência
No sábado (31), a plataforma também estreia com o projeto BH Cidade Criativa e Receptiva, com 19 vídeos de experiências gastronômicas da capital mineira a partir do olhar de convidados especiais como o chef Leo Paixão, Dona Nelsa Trombino, do restaurante Xapuri, e Nenel Neto, do Baixa Gastronomia. "Há também um passeio pela região da serra da Canastra que investiga os primórdios da cozinha mineira e também um tour pelo centro de Belo Horizonte, com visitas a alguns dos mais tradicionais espaços da cidade", antecipa Marcelo.
Posteriormente, a plataforma deve sempre reunir informações atualizadas e recomendações de profissionais para que o turista possa conhecer Minas Gerais e seus segredos tal como um local. Para Marcelo, o objetivo é contribuir para colocar as cidades mineiras entre as mais desejadas do turismo brasileiro.
"Teremos também um mapa com alguns dos principais produtores mineiros de café, queijo, cachaça, cerveja, doces, vinho, azeites e outros destilados. São mais de 500 já mapeados", antecipa ele sobre as preciosidades culinárias de cada região.
CUMBUCCA
Lançamento: 31 de outubro
Site: www.cumbucca.com.br
Instagram: @cumbucca