Neste sábado

Psiquiatra mineiro Renato Diniz Silveira lança autobiografia 'Dias Demais'

Por meio de recordações de sua vida, o médico também faz um retrato da vida belo-horizontina nas últimas décadas, com fartas citações culturais

Por Patrícia Cassese
Publicado em 03 de setembro de 2022 | 08:41
 
 
 
normal

"Dias Demais", primeiro livro do conceituado psiquiatra mineiro Renato Diniz Silveira, que será lançado neste sábado, a partir das 11h, no Vila 211, na Serra, teve sua centelha localizada em 2008, quando o médico sofreu uma queda em casa que resultou no fêmur quebrado. "Por ter tido poliomielite aos 4 meses de idade, essas questões de ortopedia sempre me deixaram bastante ansioso. Depois da queda, ao chegar em casa (após ter sido submetido a uma cirurgia), fui tentar pensar no motivo de sempre ter tido muito medo de anestesia geral, algo que nunca havia conseguido entender muito bem. E foi nesta tentativa de elaboração do que tinha me acontecido que escrevi o primeiro fragmento que mais tarde resultou na escrita final", lembra.

Neste fragmento, Renato conseguiu recuperar uma passagem de sua infância na qual uma professora comentava com outra sobre alguém que teria morrido decorrente do uso uma anestesia geral. "Tomado de pavor, na época não perguntei nada para ninguém, e fiquei durante muitos anos assombrado por este medo. Fiz medicina, psiquiatra, entendi o que acontece numa anestesia geral, mas, mesmo assim (ao saber que teria que ser submetido a uma), fui tomado de um pavor inexplicado", admite.

Segundo Renato, a  escrita é um modo de conseguirmos reinterpretar o nosso passsado e as nossas memórias, "revisitando a nossa vida com outro olhar". "O olhar de adulto me fez muito bem, me fez ver que não sou mais aquela criança", explana. Mas também lhe fez acordar para a importância de sermos amados na infância. "É muito interessante pensar que uma criança que está localizada em uma família tem muito mais chances de ultrapassar momentos difíceis", analisa.

Como pano de fundo do livro, o leitor se depara com citações de muitas músicas da MPB, programas de TV, presença de artistas, cantores, poetas, escritores... E mesmo pontos icônicos da capital mineira, que hoje não existem mais, como a loja de departamentos Mesbla ou o Cine Jacques, ambos localizados no centro da cidade.

No caso da cultura, há citações desde o sucesso das Frenéticas na novela global "Dancin'Days", um fenômeno de Gilberto Braga, ao Clube da Esquina. "Ou seja, mostrando que a cultura, por si só, é tão edificante na formação de uma criança e no futuro dela como o amor das pessoas todas que se juntam para ajudar nesta formação".

Um outro ponto importante refere-se a um conceito cada vez mais presente na sociedade. "Penso também que é muito interessante que a ideia de superação seja refletiva. A superação de tudo é um conceito muito exigente, precisamos revê-lo, porque muitas vezes as pessoas são forçadas a superar o insuperável", pontifica. "E escrever é uma das  formas de enfrentar o que não tem muitas palavras", conclui.

Sobre o autor

Renato Diniz Silveira é médico psiquiatra, preceptor da residência em Psiquiatria da FHEMIG, doutor em Educação pela UFMG e mestre em Psicologia Social pela mesma universidade. É um dos fundadores do curso de Medicina da PUC Minas, onde é um professor, ministrando as disciplinas de Psiquiatria e Saúde Mental.

Serviço

Lançamento do livro "Dias Demais" (Adelante Editora)

Autor: Renato Diniz Silveira

Data: Neste sábado, 3 de setembro, a partir das 11h

Local: Vila 211)(rua Professor Estêvão Pinto, 211, Serra)

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!