Uma sobremesa clássica e que possui versões muito fáceis de serem feitas: assim é o trifle banana, que leva basicamente doce de leite e uma farofa de biscoitos (além de banana-prata, obviamente) em sua receita.
Aqui, o chef Felipe Rameh ensina o preparo (veja no vídeo abaixo). "Essa versão é a mais simples de todas, com a banana crua, mas, quem preferir, pode tostá-la na frigideira ou fazer flambando. Também é possível substituir a fruta", ensina.
RAMEH COZINHA
O chef Felipe Rameh apresenta, quinzenalmente, uma receita nova no jornal O TEMPO, na coluna Receitas do Rameh. Além disso, o chef oferece um curso online para te ensinar a cozinhar e selecionar os ingredientes corretos em videoaulas. No projeto Rameh Cozinha, o mineiro busca repassar mais do que “apenas” receitas e técnicas, mas a sua filosofia no exercício do ofício que abraçou, há mais de 20 anos, e que se estrutura sobre pilares como a cozinha afetiva e a sustentabilidade. “Dar aula é algo que faço há 15 anos, cheguei a ter 150 alunos presenciais”, conta ele.
Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o projeto.
ASSISTA AO VÍDEO COM A RECEITA DE DE TRIFLE BANANA
Direção de arte: Daniel Baptista
Trifle banana
Ingredientes
2 bananas-prata médias
80 g de doce de leite de Viçosa
60 g de biscoito de maisena
40 g de manteiga com sal gelada
Hortelã
Mescla de especiarias (cravo, canela, anis estrelado, pimenta-do-reino, noz moscada)
2 bolas de sorvete de creme/baunilha
Modo de preparo
Descasque as bananas, corte-as em fatias finas e reserve. Quebre os biscoitos em um saco ou pano, com ajuda de algo que possa amassá-los, ou em um liquidificador, até que vire uma farinha. Em uma tigela, acrescente a farinha dos biscoitos, as especiarias e a manteiga, misturando tudo com as mãos até que fique com consistência de paçoca. Leve à geladeira por dez minutos. Espalhe essa massa em uma assadeira e leve ao forno, já aquecido, a 120°C, de 8 a 10 minutos, até que fique crocante. Retire, deixe esfriar e quebre a massa com as mãos, de maneira grosseira.
Montagem
Em um copo baixo ou tigela, preferencialmente transparente, coloque uma colher de doce de leite, a farofa de especiarias, as fatias de banana e uma colher generosa de sorvete. Repita as camadas sobrepostas Finalize com mais uma colherada de doce de leite, um bocado da farofa de especiarias e espete algumas folhinhas de hortelã.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS PREPARADAS PELO CHEF FELIPE RAMEH
- Batata frita rústica sequinha
- Goiabada frita Tragaluz
- Cookies de chocolate
O chef
Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen. De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues, além do recente Alma Chef. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT).
Leia também: Guacamole: receita fácil de prato mexicano é ensinada pelo chef Felipe Rameh