"A questão deveria ser 'O que o Ferrugem pode esperar do público mineiro para esse show?'.

Foi assim, com uma pergunta retórica, que o cantor Ferrugem falou sobre sua participação no Samba Prime, festival que acontece neste sábado (21), no Mega Space, em Santa Luzia. O evento promete transformar a cidade na meca do estilo musical mais brasileiro que existe com performances de grandes nomes da música como Péricles, Fundo de Quintal e Sorriso Maroto.

Obviamente Ferrugem não queria uma resposta, mas sim provocar os fãs que certamente sabem como retribuir toda a animação de suas apresentações ao vivo.

"Mais de 100 mil pessoas devem estar conosco neste fim de semana. Eu nunca cantei para tanta gente num festival de samba", diz abismado com o número projetado pelos organizadores, que garantem ainda dezenove shows divididos em dezesseis horas de evento. Tudo isso em um só dia.

"Estou pronto para bagunçar, agora quero ver se essa galera vai me seguir", brinca o pagodeiro antes de arrematar: "Tenho certeza que vai ser uma noite incrível", promete.

Esta será a primeira vez que o festival acontecerá de forma presencial depois de quase dois anos parados por causa do período de isolamento social forçado pela pandemia do Covid-19.

"A expectativa para esta edição está muito grande. Montamos uma super estrutura, e estamos bastantes animados de poder voltar ao modo presencial depois de tanto tempo sem poder trabalhar, trancado em casa", afirma o produtor do evento, Philippe Xavier, que adianta ainda que além de música, o festival vai contar também com uma roda gigante, uma tirolesa e um espaço de beleza.

"Teremos decoração temática e várias opções de diversão, como área de jogos com fliperama, totó e sinuca, área de esportes com quadra de futevôlei e futmesa, esportes radicais com escalada, rapel e slackline", destaca Xavier.

Noite regada a muito samba e pagode

A escalação musical deste ano conta com artistas consagrados que vão se revezar em dois palcos – Festival e 360º – que serão montados no Mega Space.

Quem abre a programação do evento no Palco Festival é o quinteto belo-horizontino Akatu, grupo revelação do pagode que está entre os mais tocados nas rádios do Brasil.

"Estamos muito animados de poder tocar em casa. Isso é a realização de mais um sonho para a gente e serve para coroar ainda mais nosso trabalho", comemora Lukas Gabriel, vocalista da banda.

A agenda do festival segue com o conjunto Di Propósito, donos do sucessos "Manda Áudio", Princesinha”, “Para Tudo”, “Vai Que Cola” e “Na na ni na não”.

Depois, quem sobe ao palco é o cantor Dilsinho. Fenômeno do samba pop romântico, ele vai tocar hits da carreira como “Refém”, "Misturados", “Onze e Pouquinho” e "Não Vai Embora", parceria dele com a cantora Luísa Sonza.

A noite continua com apresentações da banda Turma do Pagode, que vai levar a galera a cantar músicas como "Surpresa de Amor", "Pente e Rala", "Aquele Beijo".

Na sequência, o sambista Péricles vai embalar o público cantando muitos de seus sucessos, como  "Final de Tarde", "Cuidado Cupido" e "Melhor Eu Ir".

Logo depois é a vez da plateia cantarolar com Ferrugem pagodes como “Sinto a Sua Falta”, “Eu Juro”, “Eu Não Sou de Me Entregar”, “Até Que Enfim” e “Pra Você Acreditar”.

A lista continua com shows do cantor Belo, das bandas Pixote, Menos É Mais, e do ator e cantor Mumuzinho. O festival vai contar com shows dos grupos Sorriso Maroto e Legado, e os cantores Suel e Vitinho.

Na segunda parte do Samba Prime, que vai acontecer no Palco Samba 360°, haverá shows dos artistas Thiaguinho Lisboa, Marra Pura, Hott, Reviravolta, Dubandu, Samba Brother, Chris Pipino, Sunga de Pano, Paulinho Oliveira, Retrozinho, Sem Limite e Ajota – todos de BH. 

Para fechar o evento, o público vai poder assistir a shows do cantor Tiee, dos grupos Fundo de Quintal, Revelação, Vou Pro Sereno e da cantora Karinah.

"Vai ter música para agradar a todo mundo. Com certeza vamos trazer o melhor do pagode e do samba em um só lugar. Vai ser algo como um Rock in Rio do samba. Só que em BH", finaliza Philippe Xavier.

Serviço

O quê: Festival Samba Prima 

Quando: Neste sábado (21), a partir das 14h

Onde: Na Cidade do Samba – Mega Space (avenida das Indústrias, 3000 – em Santa Luzia)

Quanto: Ingressos custam entre R$ 130 e R$ 260 e podem ser adquiridos pelo site Central dos Eventos