O valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 em Belo Horizonte será divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (1º/01). O contribuinte que identificar algum erro na cobrança pode pedir uma revisão entre os dias 2 de janeiro e 3 de fevereiro.
O valor foi reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que neste ano chegou a 4,71%. Com essa padronização, a Prefeitura de BH (PBH) avalia que poucos contribuintes terão motivo para solicitar a revisão.
Caso ela seja necessária, deve ser formalizada pela internet, no site www.pbh.gov.br/iptu. O login exige uma conta no gov.br, plataforma utilizada para acessar serviços públicos. No campo da revisão, o contribuinte pode selecionar diferentes motivos para solicitar a mudança do valor, como alteração da área construída.
Outras pessoas além do proprietário, como o inquilino do imóvel, podem fazer a solicitação online, desde que apresentem os dados do titular do imóvel. Quem adquiriu um imóvel e ainda não está com a casa no próprio nome pode pedir a alteração da titularidade no site da PBH.
Também é possível pedir a revisão do IPTU 2025 presencialmente no BH Resolve em casos específicos, determinados pela prefeitura, e somente por agendamento no link agendamentoeletronico.com.br. Confira condições:
- o titular for idoso;
- o titular do imóvel for pessoa tutelada ou curatelada, mediante a apresentação do documento que comprove a condição de tutor ou curador;
- falha dos sistemas de recepção eletrônica dos formulários de reclamação;
- o titular ou o procurador não tiver condições de apresentar a reclamação de forma eletrônica.