O sucesso ou o fracasso de um novo negócio pode ser determinado pela escolha do ponto onde ele se instala. A decisão implica vários fatores: se o fluxo de clientes na região é alto, se a loja está cercada por concorrentes, se há pontos de ônibus no local… São indicadores que o empreendedor pode buscar em diferentes fontes e que, agora, foram reunidos em um novo mapa interativo lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
O Mapa Empreende BH, disponibilizado a partir desta quinta-feira (1º/08), permite que o empreendedor navegue por qualquer região da cidade e visualize a concentração da concorrência, negócios de setores complementares ao seu e onde é permitido instalar uma loja. A plataforma foi desenvolvida pela startup de Porto Alegre Place, com investimento de R$ 150 mil da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e dados da prefeitura.
“Temos muitos empreendedores, na sua maioria pequenas e médias empresas, que precisam dessas informações cada vez mais assertivas para que seu negócio tenha mais longevidade e para que tenham mais certeza do que estão fazendo. Hoje, é um custo muito alto quando o empreendedor busca um ponto errado. Primeiro, é um custo alto ele buscar um ponto, e ele demora até abrir seu negócio formalmente. O mapa facilitará muito essa escolha e a assertividade dela”, resumiu o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, no evento de lançamento da plataforma.
A CDL/BH estima que contratar uma consultoria para reunir e interpretar as informações agora disponíveis no mapa gratuitamente poderia custar R$ 200 mil para cada empreendedor.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, estimula o uso da novidade: “essa ferramenta traz assertividade ao empreendedor no processo de abertura de um novo negócio. Da mesma maneira que temos um número de aberturas de empresas, temos de fechamentos, muitas vezes porque a cidade vai se movimentando. Às vezes, o fechamento de um ponto de ônibus implica o fechamento de um estabelecimento comercial, e tudo isso precisa fazer parte do processo de decisão de um empreendedor quando ele decide abrir ou rever seu ponto de negócio”.
Como consultar o Mapa Empreende BH
O Mapa Empreende BH está disponível gratuitamente nos endereços prefeitura.pbh.gov.br/empreendedor e cdlbh.com.br. Para acessá-lo, é necessário informar o nome completo e o CPF ou o CNPJ.
Na lateral esquerda da tela, é exibida uma lista de indicadores que o usuário pode acessar, como vias em que é permitido abrir negócios e a concentração de concorrentes. O empreendedor clica no botão de filtrar e seleciona qual é sua atividade. O mapa é, então, atualizado com as informações.
Ao selecionar a opção “estabelecimentos da concorrência”, por exemplo, é possível identificar onde estão os outros negócios do segmento — quanto maior e mais escuro for o círculo azul exibido no mapa, maior a quantidade de empresas identificadas no local. Ao posicionar o cursor do mouse sobre o círculo, o usuário visualiza a lista de empreendimentos com informações básicas, como CNPJ, área e tempo de abertura.
Novos dados, como o fluxo de trânsito e a localização de pontos de ônibus, serão acrescentadas gradualmente, segundo os organizadores.