Live do Tempo

Abrasel: BH terá feito das gestões mais danosas ao setor de bares e restaurantes

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, diz que Belo Horizonte é a cidade em que o setor está há mais tempo fechado no mundo

Por Léo Simonini
Publicado em 08 de junho de 2020 | 15:56
 
 
 
normal

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, está pouco otimista com a condição do setor em Belo Horizonte pelo modo como o prefeito Alexandre Kalil (PSD) vem lidando com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na Live do Tempo desta segunda-feira (8), ele falou sobre isso e o fato de a capital ser a que tem bares e restaurantes há mais tempo fechados em todo o mundo.

“Infelizmente, com toda certeza, Belo Horizonte terá feito uma das gestões mais danosas em relação a bares e restaurantes que estamos vendo no Brasil. Somos hoje a cidade no mundo com mais dias fechados. Tudo indica que, pela postura de nossos dirigentes (políticos) e falta de critério, teremos um setor arrasado, e a retomada será muito difícil. Teremos vários que não vão reabrir, e os que reabrirem terão tantos problemas que dificilmente terão, em curto espaço de tempo, o vigor e a alegria que tinha em BH nos bares e restaurantes”, afirmou.

Para Solmucci, o setor está pagando praticamente sozinho uma conta que deveria ser dividida entre toda a sociedade, sem que sejam apresentados critérios técnicos para isso.

“Não há critério de usar práticas de afastamento, como no caso da reabertura de shoppings populares, ou seja, estão escolhendo parcelas de pessoas a ir às ruas. Como nossa classe não tem data (de reabertura), estamos pagando uma conta sozinhos, de forma injusta. Já temos uma situação dramática, perdemos um terço da mão de obra do setor até fim de maio, uma em cada cinco empresas não vai retornar. E numa pesquisa recente, onde foi perguntado se ficassem fechados por mais 30 dias, 20% disseram que não conseguem reabrir, uma tragédia social e econômica numa cidade que tem por tradição ter bares e restaurantes”, continuou.

Em meio a tanto pessimismo, o presidente da Abrasel afirma que espera ainda para esta segunda (8) uma liminar na Justiça para que o setor finalmente volte a funcionar.

“Esperamos que a decisão liminar (para reabertura do setor) ocorra ainda hoje (8). O prazo para apresentar a defesa dado à prefeitura (de BH) para manter o setor fechado se encerrou na sexta (5). O juiz deve se manifestar hoje pela liminar. Lamentavelmente, BH seguiu bons critérios para fechar, mas está sendo diferente na decisão de momento, de reabertura. São posições erráticas quando o prefeito (Alexandre Kalil) opta por deixar a decisão com médicos. Eles tomaram boas decisões com relação à saúde, mas não são eles que sabem de economia”, completou Solmucci.

Veja a entrevista na íntegra:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!