Intensificar a divulgação da avenida Bandeirantes, no bairro Mangabeiras, atraindo mais pessoas e incrementando as vendas, é um dos objetivos do Circuito Bandeirantes – uma câmara setorial do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) –, que pretende realizar diversas ações no local. “Queremos evidenciar os atrativos da região, que é bonita, agradável e tem uma variedade de comércio e serviços”, diz a coordenadora do circuito, Maria Clara Duca.
Entre as ações estão a criação de uma logomarca da associação dos lojistas, além da viabilização de um site e de contas nas redes sociais. “Também fizemos um guia impresso divulgando o comércio local, que será distribuído pelos empresários do varejo e de serviços”, conta. Serão 15 mil guias.
Entre os planos está trazer eventos para o local. “Temos um projeto urbanístico pronto, que inclui iluminação, mobiliário urbano, paisagismo e melhoria na pista de cooper. Tudo baseado nas regras estabelecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Também foi desenvolvido um projeto de segurança”, diz.
Para as ideias saírem do papel, Maria Clara – lojista da avenida Bandeirantes há dez anos – ressalta que vai tentar parcerias com empresas que queiram associar seu nome aos projetos.
O lançamento oficial do Circuito Bandeirantes, que ocupa uma área de 2,5 km dividida em sete postos, aconteceu agora, mas a ideia começou a ser colocada em prática no ano passado. “Com o apoio do Sindilojas, enviei uma carta convidando os empresários da avenida a participarem”, conta. Hoje, são 60 associados, que são chamados de “bandeirantes”. Na avenida há cerca de 150 estabelecimentos comerciais.
O presidente do Sindilojas-BH, Nadim Donato, explica que a entidade dá suporte logístico para as câmaras setoriais. “Há cerca de sete, oito anos, desenvolvemos um trabalho no segmento de móveis na avenida Silviano Brandão, que depois foi estendido para outros segmentos”, diz.
A avenida havia sentido o impacto das obras da Linha Verde. “Uma das ações foi a liquidação em toda a avenida. Com o tempo, a associação se fortaleceu”, frisa. Donato destaca que os resultados foram tão bons que o projeto de Câmaras Setoriais foi premiado nacionalmente. “Os lojistas de cada região conhecem as vantagens e as necessidades”, diz.
Avenida é a ‘Copacabana dos mineiros’
Diretora do grupo Água Fresca, Juliana Moraes mora na região da avenida Bandeirantes há 29 anos. “A avenida é um shopping a céu aberto”, diz. A empresária, que também chama a Bandeirantes de “a Copacabana dos mineiros”, aposta tanto no local que fechou uma loja em shopping e abriu na avenida há cerca de um ano. Acompanhando as tendências do mercado, ela ressalta que as pessoas estão buscando fazer suas compras próximo ao trabalho ou de onde moram.
Com uma loja e um estúdio de beleza na avenida, Aida Campos de Amorim aposta na divulgação do local para atrair mais clientes. “É uma região bonita, um ótimo local para fazer uma caminhada, um lanche, e ainda aproveitar para comprar”, defende.
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Comerciantes da avenida Bandeirantes, em BH, prometem se reinventar
Revitalização da área inclui realização de eventos e um plano de segurança
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