Mercado

Empresários dão balanço da economia de 2023 no Conexão Empresarial: ‘desafiador’

Entidades projetam retomada do crescimento, e lideranças apontam desafios e soluções para o futuro do empreendedorismo em Minas


Publicado em 16 de outubro de 2023 | 16:14
 
 
 
normal

O ano se aproxima do fim com expectativas positivas, mas cautelosas, para o comércio, serviços e turismo. Em Minas Gerais, espera-se um crescimento de 2,5% a 3% do faturamento do setor neste ano, em comparação a 2019, utilizado como base de comparação devido aos efeitos da pandemia a partir do ano seguinte. A perspectiva de recuperação e os atuais desafios das empresas foram temas que reuniram alguns dos principais empresários do Estado no Conexão Empresarial, tradicional evento de networking que ocorreu nesta segunda-feira (16/10), no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

“Muitas empresas estão recuperando as vendas similares a 2019, e devemos ter crescimento na faixa de 2,5% a 3%. A ideia é exatamente esta: em 2024, as famílias deverem menos, e existir uma recuperação na demanda e nas compras. 2023 mostra um começo de recuperação e, em 2024, as famílias talvez entrem o ano menos endividadas. Agora, começa uma recuperação muito pequena, mas começa”, detalhou o diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Donato, que compareceu ao evento.

Palestrante convidado desta edição do Conexão Empresarial, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/Minas, Marcelo Souza e Silva, também demonstrou otimismo com os próximos meses e fez um balanço positivo — embora crítico — de 2023

“Está sendo um ano desafiador. O Brasil é um país desafiador. Neste ano, tivemos redução do índice de inflação, a redução dos juros, alguns setores estão empregando pessoas, o que é muito importante. Tenho certeza de que, com a Black Friday e o Natal, o comércio fechará o ano bem positivo. Talvez não como o esperado, mas positivo, e isso é bom, porque são as atividades que mais empregam no país”, pontuou. Ele lembrou que o setor está em diálogo com o Senado para azeitar a Reforma Tributária, que no texto atual pode aumentar a tributação do setor de serviços, um dos grandes desafios a ser resolvido no futuro próximo, na perspectiva dele.

Um dos organizadores do Conexão Empresarial, o diretor da VB Comunicação, Gustavo Cesar Oliveira, pondera que 2023 é o primeiro ano sem os abalos sistemáticos da pandemia desde 2020, e tem representado uma sinalização positiva para o crescimento da economia em 2024. Ele destaca especialmente a posição do comércio e dos serviços neste momento: “o comércio tinha uma realidade há alguns anos, e agora ela é outra, por conta da própria pandemia, que acelerou a digitalização do consumo, o delivery de tudo. O varejo e o mercado que atende a população se reinventam desde sempre, e agora têm que se reinventar a cada hora, a cada minuto”.

Marcelo Souza e Silva, da CDL/BH e do Sebrae Minas, e Gustavo Cesar Oliveira, da VB Comunicação, no Conexão Empresarial

Legenda: Marcelo Souza e Silva (dir.), da CDL/BH e do Sebrae Minas, e Gustavo Cesar Oliveira (esq.), da VB Comunicação, no Conexão Empresarial

Ele celebra que encontros como o Conexão Empresarial, que ocorrem desde 2009, são uma oportunidade para empreendedores e outros atores da sociedade civil articularem soluções. “É o valor de eventos como este, cujo objetivo claro é conectar oportunidades e soluções necessárias para alavancar ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país”, sublinhou.

O evento é apoiado por O TEMPO e teve presença da vice-presidente da Sempre Editora, Marina Medioli, do diretor executivo, Heron Guimarães, e do editor executivo Juvercy Júnior. Ele reuniu outras dezenas de empresários e representantes do poder público, como o prefeito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, João Marcelo Dieguez (Cidadania), e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano.

No Conexão Empresarial, da esquerda para a direita: Juvercy Júnior, editor executivo da Sempre Editora; Marina Medioli, vice-presidente da Sempre Editora; Wagner Espanha, diretor comercial Record Minas;  Heron Guimarães, diretor executivo da Sempre Editora; Mariana Rabelo, gerente de Relacionamento, Comunicação e Marketing da Sempre Editora; Helenice Laguardia, colunista de O TEMPO.

Legenda: No Conexão Empresarial, da esquerda para a direita: Juvercy Júnior, editor executivo da Sempre Editora; Marina Medioli, vice-presidente da Sempre Editora; Wagner Espanha, diretor comercial Record Minas;  Heron Guimarães, diretor executivo da Sempre Editora; Mariana Rabelo, gerente de Relacionamento, Comunicação e Marketing da Sempre Editora; Helenice Laguardia, colunista de O TEMPO.

Até setembro, atendimentos do Sebrae superaram todo 2022

A palestra do presidente da CDL/BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae/Minas, Marcelo Souza e Silva, no Conexão Empresarial, focou na importância do associativismo para os empreendedores. “Juntar esses esforços, não só da CDL, mas de várias outras entidades aqui representadas, é muito importante para que, junto com o governo municipal, estadual e federal, possamos ter esse ambiente de negócios favorável, com objetivo de crescimento, geração de emprego e melhoria de renda das pessoas”, destacou.

Ele enfatizou o papel das micro e pequenas empresas na economia nacional e mineira — em Minas, os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos. A procura pelos serviços do Sebrae, que incluem formação e orientação para os empreendedores, tem escalado. Só até setembro, os atendimentos a pequenos negócios somaram cerca de 1,2 milhão, 5,6% a mais do que em todo 2022.

Sobre o Conexão Empresarial

O Conexão Empresarial é promovido pela VB Comunicação, responsável pela edição da Revista Viver Brasil, Blog do PCO e o Canal Viver Brasil. A próxima edição do evento será no dia 23 de outubro, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), será o convidado. Detalhes do evento podem ser acompanhados pela página do Instagram do Conexão Empresarial (@conexaoempresarial).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!