setor automotivo

Exportação de veículos fabricados no Brasil tem alta de 19,3% em janeiro

As exportações em janeiro foram as melhores nos últimos cinco anos, com 33 mil unidades embarcadas


Publicado em 07 de fevereiro de 2023 | 20:11
 
 
 

O setor automotivo brasileiro viu a exportação de veículos crescer 19,3% em janeiro de 2023, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As exportações em janeiro foram as melhores nos últimos cinco anos, com 33 mil unidades. 

Essa aceleração na venda de veículos para o mercado externo vem de forma constante desde 2020, mas pode ter uma interrupção nos próximos meses. Apesar do crescimento expressivo, a entidade que reúne as montadoras presentes no país acredita que a tendência não deve se manter. Chile e Colômbia, dois dos principais destinos, apresentaram quedas em seus mercados, o que pode limitar as exportações, de acordo com a associação.

O cenário ainda não empolgou o setor. “Em janeiro, o problema do setor automotivo foi mais de demanda do que de oferta. O ano começa com o mercado automotivo desaquecido, em função das crescentes dificuldades de crédito e do clima de incertezas sobre o desempenho da economia em nível nacional e global”, ponderou o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

No setor de máquinas autopropulsadas também houve uma melhora nos números referentes à exportação. As máquinas agrícolas tiveram 10.645 envios ao exterior, 7,6% a mais que em 2021. As rodoviárias, com 11.857 embarques, tiveram um desempenho 17,6% superior ao do ano anterior.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!