Fiat

Filosa: chances de fábrica de motores vir para unidade de Betim são de 49%

Nova unidade do grupo é disputada com a Ásia, que tem vantagem devido ao custo de mão de obra

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 | 16:51

 
 
Unidade da Fiat em Betim pode ser escolhida para receber fábrica de motores Unidade da Fiat em Betim pode ser escolhida para receber fábrica de motores Foto: Fiat / Divulgação
normal

O presidente da Fiat Chrysler para América Latina, o italiano Antonio Filosa, confirmou nesta quinta-feira que Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode receber uma fábrica de motores no próximo ano.

A informação foi antecipada por O TEMPO na semana passada após o governador Romeu Zema postar um vídeo no Instagram  dizendo que Minas disputa com a Ásia essa nova unidade do grupo. “Eu diria que há 49% de chances da fábrica vir para cá”, informou o executivo.

Com um pouco mais de chances por questões de competitividade, principalmente por causa do custo com mão de obra e fornecedores, está a China, com 51% de possibilidade de ser a sede dessa unidade, que irá desenvolver cinco tipos de motores.

Segundo Filosa, os acionistas da FCA devem bater o martelo até o fim deste ano. Após a decisão, segundo ele, os primeiros motores devem ser produzidos em até 18 meses. “Temos esse tempo para desenvolver a tecnologia e fornecedores de peças, preparar a mão de obra...”, completa.

A FCA tem em curso investimentos de R$ 14 bilhões na América Latina (iniciados no ano passado, com previsão para conclusão em 2023) para desenvolver entre 15 e 20 produtos, entre novos modelos e novas versões.

Desse valor, cerca de R$ 8 bilhões estão sendo aplicados em Betim. A unidade está com um avançado estágio de convergência para a chamada Indústria 4.0, com investimentos em automação, robóticas, internet das coisas, etc. Caso a fábrica de motores venha para a unidade, esse valor de investimentos pode subir um pouco mais. “Algumas centenas de milhões de reais”, limitou-se a dizer Filosa.