Apesar da ascensão do comércio online durante a pandemia, a maior parte das compras de Dia das Crianças na capital mineira foi realizada em lojas físicas, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, mostra que 90% dos consumidores escolheram as lojas físicas, enquanto 7,1% compararam via redes sociais e 2,9%, por meio de e-commerce.
“Mesmo com as lojas vendendo por meio de canais digitais, ainda continua sendo uma característica muito forte dos brasileiros fazer suas compras em lojas físicas. O Dia das Crianças nos comprovou isso e, certamente, as próximas datas, como Black Friday e Natal, também irão movimentar os centros comerciais”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Os brinquedos, como é de praxe, foram os presentes predominantes e corresponderam a 45,7% das compras, seguidos por jogos eletrônicos (12,9%) e material escolar (8,6%).
Quase 33% dos lojistas ouvidos pela CDL/BH afirmaram que as vendas na data atenderam ou superaram as expectativas, e a maior parte do setor credita esse sucesso à flexibilização das restrições de funcionamento. O varejo já não tem restrição de horário de operação desde o dia 21 de agosto, após decreto da prefeitura.
Entre os motivos que podem ter atrapalhado as vendas, cerca de 64% dos entrevistados apontaram que a pandemia foi o principal fator, seguido pelo desemprego, pela inflação e pelo aumento da inadimplência. A concorrência com a internet e a diminuição de renda dos trabalhadores também foram motivos apontados por 9,1% e 4,5% dos eloístas, respectivamente.