Dois pesquisadores norte-americanos vão dividir o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas. Conforme anunciou nesta segunda-feira (12) a Real Academia de Ciências da Suécia, Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana, e Oliver E. Williamson, da Universidade da Califórnia, foram premiados por suas pesquisas em governança econômica.

É a primeira vez que uma mulher recebe o prêmio. Nascida em 1933 em Los Angeles, Elinor Ostrom é professora da Universidade de Indiana. Em suas pesquisas, ela demonstrou, segundo a Academia sueca, como a propriedade comum pode ser gerenciada com sucesso por associações.

Ainda sua de acordo com a Academia, o outro laureado, Oliver E. Williamson, desenvolveu uma teoria em que as empresas servem como estruturas para solução de conflitos. Ele nasceu em 1932, em Superior, no estado de Winsconsin, e é professor da Universidade da Califórnia.

O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão), será entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.