Com o Natal chegando, muitas pessoas já começam a pensar na ceia que normalmente marca a passagem da data em família. Uma pesquisa do site Mercado Mineiro, divulgada nesta segunda-feira (20/11), mostrou que alguns itens usados para compor a tradicional celebração apresentaram alta de preços, quando comparados a 2022, em Belo Horizonte.
É o caso, por exemplo, do peru Sadia, que aumentou 18,92%. O quilo dessa carne saltou de R$ 30,24 para R$ 35,96. Querido por muita gente, o panetone Tommy de 400g subiu 11%, passando de R$ 13,44 para R$ 14,96. Já o quilo da uva Itália foi de R$ 23,69 para R$ 28,53, o que representa alta de 20,44%.
Veja outros itens que também ficaram mais caros:
- frutas cristalizadas (kg): aumento de 6%
- caixa de bombom Garoto 355g: 7,39%
- castanha do Pará inteira (kg): 6,04%
- pêssego (kg): 12,93%
- ameixa nacional (kg): 27,65%
- panetone Nestlé Classic 500g: 23,58%
Por outro lado, alguns itens tiveram queda de preços. O salmão (quilo), por exemplo, recuou 15,26%, caindo de R$ 106,09 para R$ 89,90. O bacalhau Saithe diminuiu 3,96%, ao passar de R$ 80,79 para R$ 77,59. O panetone e o chocotone Bauducco de 400g saíram de R$ 24,15 para R$ 22,36, ficando 7,39% mais em conta.
Veja outros itens que também ficaram mais baratos:
- pernil com osso (kg): 6,66%
- nozes com casca (kg): 7,51%
- banana prata (kg): 8,33%
- mamão Havaí (kg): 3,97%
- lombo (kg): 2,78%
“Não tivemos grandes sustos, só alguns itens que subiram um pouco mais. Em contrapartida, outros apresentaram queda de preço. Com relação aos que tiveram alta, o consumidor precisará pesquisar com calma,” ressalta o diretor do Mercado Mineiro, Feliciano Abreu.
Variação de preços
A diferença de valor de custo dos produtos pesquisados é consideravelmente significativa. O quilo do bacalhau do Porto pode ser encontrado de R$ 136,90 até R$ 199,90, uma variação de 46%. Nas frutas, o que mais chama atenção é o pêssego Nacional, que custa de R$ 6,99 até R$ 20,85 - uma diferença de 198%. Já o panetone de fabricação própria pode variar até 79%.
O levantamento foi realizado entre os dias 14 a 17 de novembro de 2023 em supermercados, atacarejos e lojas do Mercado Central de Belo Horizonte. A pesquisa completa pode ser acessada no site Mercado Mineiro.