FORA DO AR

PIX sai do ar em bancos e clientes reclamam da instabilidade

Sistema de pagamentos instantâneos não está permitindo a realização de transações na noite desta sexta-feira


Publicado em 03 de fevereiro de 2023 | 21:59
 
 
 

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos, saiu do ar em alguns bancos na noite desta sexta-feira (03). A reportagem observou a instabilidade no Nubank, Inter, PagSeguro e Caixa. A indisponibilidade do sistema é observada logo ao tentar fazer uma transação.

Ao colocar um valor para transferência, os bancos estão emitindo uma mensagem avisando que o PIX etá fora do ar e orientando o uso da TED. Na Caixa, por exemplo, a aba ligada ao PIX sequer abre. 

A reportagem fez uma transferência de teste pelo aplicativo do Banco do Brasil às 22h01, que foi concluída com sucesso.

No Downdetector, as reclamações contra o BC também deram um salto. Um pico de 234 notificações foi registrado às 21h35. Antes das 20h30, nenhuma havia sido feita.

Em resposta a uma cliente, a página oficial do Santander no Twitter disse ter identificado uma intermitência no processamento do Pix, e afirmou estar trabalhando para regularização.

Mensagem semelhante foi compartilhada pela conta do Itaú. "Identificamos uma indisponibilidade nas operações pix e nossa equipe está empenhada para correção o mais breve possível. No momento, orientamos que aguarde a normalização. Pedimos desculpas pelos transtornos", publicou.

As páginas oficiais do Nubank e do Banco do Brasil também afirmaram estar passando pelo mesmo problema.

O Banco Central, responsável pelo sistema, ainda não se manifestou sobre o que causou a instabilidade que afeta o funcionamento do PIX. Nas redes sociais, usuários reclamam do não funcionamento. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!