Live do Tempo

Presidente da Unimed-BH diz que reajuste no preço dos planos de saúde cabe à ANS

Para Samuel Flam, ANS terá dificuldade em precificar o reajuste devido ao impacto do cenário econômico causado pela Covid-19

Por Da Redação
Publicado em 30 de abril de 2020 | 14:59
 
 
 
normal

Convidado da Live do Tempo desta quinta-feira (30), o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, afirmou que a decisão de qualquer reajuste nos planos particulares e familiares este ano caberá à Agência Nacional de Saúde (ANS). Porém, devido ao impacto do cenário econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o mandatário afirmou que o órgão terá dificuldades em alterar as tarifas.

"O reajuste futuro das pessoas físicas e familiares é é uma determinação da Agência Nacional de Saúde. Os contratos de grandes empresas que são uma negociação direta. A Agência tem uma metodologia de cálculo, baseada em consumo", explicou Flam.

Porém, segundo o mandatário, a ANS terá dificulddes em reajustar o preço dos planos de saúde.

"Acredito que ANS terá uma certa dificuldade de precificar o aumento de custos das operadoras e um certo empobrecimento da população, além de cadeias paradas. Isso realmente produzira uma complexidade a mais para a agência determinar os modelos de custos dela", avaliou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!