Contra misoginia

Sebrae e Ministério das Mulheres firmam parceria para ações de empreendedorismo

Por meio dos programas Cidade Empreendedora e Plural, o Sebrae vai auxiliar nas ações do ministério voltadas às mulheres

Por O Tempo
Publicado em 21 de fevereiro de 2024 | 17:58
 
 
 
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O Sebrae e o Ministério das Mulheres firmaram uma parceria para ampliar as políticas públicas pela igualdade e pelo enfrentamento da misoginia no Brasil. As ações da pasta ao lado Sebrae vão acontecer por meio dos programas Cidade Empreendedora e Plural, que têm como objetivo transformar o empreendedorismo em um mecanismo de transformação social e ampliar os negócios liderados por pessoas consideradas minorias na sociedade.

Nessa terça-feira (20), a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, se reuniram para falar da parceria. Segundo a ministra, o maior desafio hoje para executar as ações de políticas públicas para as mulheres está no alcance do público-alvo. “Hoje temos menos de 300 instituições destinadas a efetivar as medidas do governo federal direcionadas a este público. Precisamos do apoio do Sebrae no processo de disseminação das ações do Ministério para que tenhamos a participação dos municípios brasileiros”, afirma Cida Gonçalves.

Para se ter uma ideia, o programa Cidade Empreendedora chega hoje a 3 mil municípios. Para o presidente Décio Lima, o Sebrae será estratégico para disseminar os projetos e ações do Ministério. “Estamos falando em igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão. O Sebrae, como sexta marca mais forte do país, precisa atuar junto aos grandes desafios que o Brasil enfrenta. Avançar no enfrentamento da misoginia é um tema que necessita do compromisso da nossa instituição”, afirma.

No âmbito das políticas públicas, segundo a ministra, pelo menos dois eixos precisam ser atacados: o primeiro diz respeito à efetivação de medidas que permitam a inclusão das mulheres, que hoje se encontram na vulnerabilidade; o segundo está associado à igualdade salarial. “O empreendedorismo já vem sendo um forte aliado para muitas mulheres que recebem o bolsa família e que trabalham vendendo bolos ou marmitas para ampliar a renda”, lembra.

A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, presente à reunião, explicou que o programa do Sebrae chega a atender 100 mil mulheres por ano e que as ações vão além das capacitações, pois levam autoconfiança e orientações de como lidar com preconceitos. “O Sebrae Delas entende que a liberdade feminina pode ser alcançada por meio da autonomia financeira”, afirmou Malheiros.

Ações para mulheres 

Durante o mês de março, o Sebrae terá ações dedicadas ao empreendedorismo feminino e um calendário repleto de atividades. Entre elas, uma campanha publicitária na temática do empreendedorismo feminino, o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (que ano passado contou com 4 mil inscrições), uma cartilha sobre violência contra a mulher e o lançamento do Mulheres em Foco, curso desenvolvido pelo Sebrae, direcionado às mulheres que empreendem ou planejam empreender.

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