A recomendação de que a população fique em casa para evitar a disseminação do coronavírus fez com que os pedidos de entrega em casa nos supermercados disparassem. Em alguns casos, isso inviabilizou o serviço completamente.
A rede Mambo chegou a tirar sua loja virtual do ar e suspendeu os pedidos de entrega durante pelo menos dois dias. O serviço voltou por volta das 13h da segunda-feira (23), e o supermercado publicou uma nota afirmando que os pedidos podem sofrer alterações e atrasos na entrega.
Quem fizesse um pedido nesta segunda (23) receberia a compra uma semana depois, a partir do dia 30 de março. A rede também passou a abrir suas unidades uma hora mais cedo, às 6h, e a destiná-la ao atendimento exclusivo dos clientes com mais de 60 anos.
A rede St. Marche, presente em bairros de classe média alta, também suspendeu as entregas em algumas regiões da cidade. Nos bairros em que ainda opera, o supermercado estendeu o prazo de entrega para mais de três semanas.
A reportagem testou o serviço na segunda-feira (23) e a resposta foi que a compra só chegaria no dia 16 de abril. Em uma das unidades contatadas pelo telefone, em Alto de Pinheiros (zona oeste), a atendente afirmou que boa parte do estoque estava em falta.
Em um comunicado no site, o St. Marche pede desculpa pelos atrasos e afirma que devolverá o dinheiro aos clientes que tiverem pago por produtos em falta.
Já as redes Pão de Açúcar e Extra, que pertencem ao grupo GPA, estão levando mais de duas semanas para entregar os pedidos feitos via internet – quem pedisse na segunda-feira (23) receberia somente a partir de 7 de abril.
Ambas publicaram comunicados em seus sites pedindo que os clientes evitassem estocar produtos e priorizassem as unidades físicas caso não fizessem parte dos grupos de risco.
Procurado pela reportagem, o GPA respondeu em nota que as redes do grupo limitaram a quantidade de determinados produtos a partir de 17 de março. Nesse grupo, estão produtos de higiene pessoal e limpeza, arroz, água, leite e massas.
A medida vale para todas as unidades do Brasil por tempo indeterminado.
Algumas unidades estão com estoque em falta. Na manhã de segunda (23), por exemplo, a unidade do Pão de Açúcar em Santana, na zona norte, não tinha óleo, farinha de trigo, creme de leite, leite condensado, macarrão, álcool líquido e em gel.
A rede Carrefour também pediu aos clientes que priorizassem as unidades físicas caso não fizessem parte dos grupos de risco, e afirmou estar entregando normalmente. Em uma simulação de compra no site, no entanto, a reportagem constatou que todos os períodos de entrega estavam indisponíveis.
Nas unidades do Cambuci (zona sul) e da alameda Pamplona (nos Jardins, zona oeste), questionados sobre as entregas em casa, os atendentes orientaram a reportagem a fazer o pedido via Rappi.
Na unidade da Pamplona, o atendente afirmou que o estoque estava muito escasso.
A rede Dia, em seu site, também pede aos clientes que evitem estocar produtos e avisam que, das 8h às 9h, o atendimento nas lojas será apenas para maiores de 60 anos.
A reportagem tentou simular compras em todas as redes acima pelas centrais de atendimento por telefone. Nenhum deles atendeu após 10 minutos na linha de espera.