Pequenas e médias empresas

TikTok ensina empreendedores a impulsionar vendas pela rede social

Piscineiro de Juiz de Fora é um dos exemplos de sucesso na plataforma e vai participar de evento do TikTok nesta quinta-feira (13)


Publicado em 13 de julho de 2023 | 18:00
 
 
 
normal

O TikTok quer se tornar a maior plataforma do país na divulgação de produtos e serviços de pequenos e médios empreendedores. Para ajudar neste objetivo, a rede social vai promover um evento na noite desta quinta-feira (13), em São Paulo (SP), com relatos inspiradores de pequenos empresários e de criadores que mudaram suas vidas após usarem a plataforma. 

Um dos microempreendedores que estarão no evento e fazem muito sucesso no TikTok é o mineiro Rhuán Félix, um piscineiro com mais de 3 milhões de seguidores na rede social. Ele cria vídeos curtos mostrando a limpeza de piscinas muito sujas, algumas com a água completamente verde. E explica quais produtos usou e mostra o método para deixar a água limpinha. 

Rhuán trabalhava com o tio, em Juiz de Fora, e resolveu mostrar a rotina dele no TikTok. Ele passou a ganhar milhares de seguidores. A estratégia deu tão certo que o piscineiro precisou abrir a própria empresa e hoje atende cerca de 50 clientes por semana.

“Comecei a trabalhar com meu tio em 2017 porque me casei e estava desempregado. E quem casa quer casa. Depois de dois anos aprendendo a profissão, passei a filmar e a publicar os vídeos do meu trabalho no TikTok. No início, eles não viralizaram porque eu não colocava narração, era só uma música no fundo”, explica o mineiro. 

Mas um vídeo em especial mudou a vida dele. “Um belo dia eu fui na casa de uma cliente e o barranco da casa dela havia descido na piscina por causa da chuva. E aí eu tive a sacada de narrar contando o que havia acontecido com aquela piscina. Aí esse vídeo viralizou e chegou a 2 milhões, 3 milhões de visualizações.E eu comecei a ganhar muitos seguidores”, conta Rhuán Félix. 

 

@rhuanfelixx Essa piscina estava mais de 6 meses sem limpar ! Querem parte 2 ?? 😳👀 #piscina #limpeza #satisfying #satisfatorio #satisfaction #satisfy #pool #piscinas #casa #viraltiktok #viral #viralvideo #fy #satisfacao #cleantok #cleanwithme ♬ som original - Rhuan Félix

E além de aumentar bastante a procura dos clientes, o limpador de piscinas também passou a contar com marcas que o apoiam e a fazer parte de um programa de monetização do TikTok para criadores com perfis elegíveis. “Ganho entre R$ 5 mil e R$ 7 mil com a monetização, depende do mês”, comemora o piscineiro e tiktoker, que também é patrocinado por algumas marcas.

Além de Rhuán Felix, outros empreendedores que participarão do evento do TikTok nesta quinta-feira serão a mecânica Andreia Justos, a barista Vitoh Noia e a ceramista Vida Nurani. Além disso, toda equipe do evento será formada por microempreendedores que estão na plataforma, como a cantora do show de encerramento da noite e a artesã responsável pelos brindes personalizados para os convidados. 

 

@andreiajustos1 Se você tem um sonho corra atrás dele #sonhos #realizacoes❤ #mecanica #mulherempresaria #coragem #arrancada #drift #oficinapramulher #8m ♬ BEAT RAVE MOTIVACIONAL - Duvido você não ficar inspirado (FUNK REMIX) - Senhor Nestlon

 

@vitoh.noia Respondendo a @Kaique Fonseca EU NÃO ESPERAVA QUE ESSE COZUMEL IA FICAR TÃO BOM!!!! VOCÊS PRECISAM TESTAR!! #drink #drinkemcasa #cozumel #bartender #barbrasilia #bar #brasilia #cerveja #amistel ♬ Nonsense - Sabrina Carpenter

 

@vida.ceramica Love is in the air baby 🥰 Ps. Fiz o potinho do torno antes 🥰 #ceramic #ceramica #art #diy ♬ som original - Fabio Nogara

Dicas para montar um perfil de sucesso no TikTok

Mas afinal, o que o pequeno empreendedor deve fazer para ter um perfil de sucesso no TikTok e divulgar melhor seu produto ou serviço? Uma dica importante é navegar bastante pela rede social e prestar bastante atenção nas técnicas dos tiktokers com muitos seguidores. Também é fundamental saber o que dizer e como passar a mensagem, que deve ser preferencialmente de forma direta e em vídeos curtos, com duração de até um minuto.

“Encontre seu tom de voz. O Rhuán fez isso muito bem. Ele encontrou a maneira de falar e se conectar. Como você consegue isso? É conhecendo a plataforma, entendendo a comunidade com a qual você quer se comunicar, precisa de muita navegação no TikTok para saber como fazer isso. E claro, você tem que alinhar o seu tom de voz com a dinâmica da plataforma, trazer o gancho nos primeiros segundos do vídeo, como você tem que posicionar o seu conteúdo, contando a história, mostrando o seu produto”, explica Silvia Belluzzo, diretora de Marketing de Negócios para Pequenas e Médias Empresas do TikTok na América Latina.

E não é preciso saber editar vídeos ou fazer cursos para criar conteúdo para o TikTok. Na própria plataforma, há ferramentas de fácil manuseio para a criação de vídeos. Inclusive, o TikTok recomenda que os usuários usem esses recursos da própria plataforma.

Outra dica fundamental é tomar cuidado com as tendências. Não é todo perfil que combina com as famosas dancinhas do TikTok, por exemplo. “Se tem uma dança que surgiu na plataforma ou alguma brincadeira, vai muito bem se eu sou um comediante ou um piscineiro, mas se eu sou uma ceramista, talvez não seja a melhor forma de me conectar com meu público, então esse entendimento de como aproveitar as tendências é essencial”, afirma a diretora do TikTok.

Outro ponto importante para divulgar melhor o negócio é evitar usar no TikTok os mesmos vídeos de outras plataformas, como o Instagram e o Facebook. 

“No TikTok, as pessoas se preocupam menos com estética e vida perfeita e mais com vida real. É muito mais interessante o que eu estou contando, como estou mostrando os bastidores, o conteúdo que estou agregando, do que de fato mostrar um conteúdo esteticamente lindo porém vazio. Portanto, o TikTok não é um lugar para mostrar um belo prato de comida que você comeu num restaurante. É o lugar para você contar porque aquele restaurante é interessante, porque comer lá, falar sobre custo-benefício e localização. Então ele é muito mais sobre o que eu estou entregando, do ponto de vista informativo e educacional, do que de fato ter uma vida esteticamente perfeita”, conclui Belluzzo.  

Segundo uma pesquisa do TikTok, 15% dos usuários da rede social estão propensos a conhecer pequenos e médios empreendimentos que têm a ver com o perfil deles. E 75% tomam alguma ação após serem impactados por algum conteúdo no TikTok. Ou seja, a intenção da plataforma é ajudar a apresentar essas empresas para os consumidores. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!