Eleições 2024

Justiça turbina atendimento para regularizar título de eleitor

Prazo para alterações termina em 8 de maio, e postos de atendimento estão funcionando das 9h às 17h, inclusive aos sábados e domingos

Por Hermano Chiodi
Publicado em 20 de abril de 2024 | 16:12
 
 
 
normal

O prazo para que os eleitores regularizem o título de eleitor termina no dia 8 de maio, e a Justiça Eleitoral está fazendo um esforço extra para atender a todos os cidadão. Os centros de atendimento ao eleitor estão trabalhando das 9h às 17h, inclusive sábados e domingos, para tentar evitar as filas que geralmente ocorrem nos últimos dias antes do fechamento do cadastro.

“Quem preferir pode pré-agendar via internet, mas não é obrigatório. Nos postos de atendimento são distribuídas senhas, e o atendimento é por ordem de chegada. A expectativa é que esse esforço resolva o cenário caótico e o risco de alguém não conseguir resolver seus problemas no fim do prazo”, explica José Antônio Soares, responsável pelo atendimento na central do eleitor, em Contagem, região metropolitana, na tarde deste sábado (20), um dos pontos abertos para a população neste fim de semana.

Em Contagem, onde a reportagem acompanhou o atendimento do plantão, o sábado foi tranquilo. As eleitoras Heloísa Magalhães e Beatriz Carvalho vieram juntas e ficarem muito satisfeitas com o atendimento. “Foi muito rápido, atendentes muitos educados. Tínhamos pendência no cadastro e em menos de 15 minutos nós chegamos, fomos atendidos e já estamos saindo”, relataram.

Mesma situação de André Luca, de 17 anos, que aproveitou a folga do pai para acompanhá-lo ao tirar o primeiro titulo eleitoral. “Era uma coisa que eu já queria fazer e com o plantão facilitou muito. E foi muito rápido”, diz.

Todos os serviços disponíveis nos dias comuns podem ser realizados também no atendimento plantão, mas o técnico da justiça José Antônio Soares alerta que para cada tipo de serviço podem ser solicitados documentos específicos, por isso é importante conferir as exigências antes, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), para garantir um atendimento ainda mais rápido. 

Quem não resolver as pendências até 8 de maio fica impedido de votar nas eleições municipais de outubro, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. A ausência pode resultar em multa e restrições no acesso a serviços públicos enquanto as pendências não forem solucionadas.

Endereços:

Em Belo Horizonte, são três Centrais de Atendimento ao Eleitor de Belo Horizonte funcionando de 9h às 17h. No posto temporário instalado no Mercado Central de BH, que agora contará com 14 guichês, no sábado (20), o horário de atendimento será de 8 às 17h, e no domingo (21), de 8 às 12h. Em Contagem, o atendimento será realizado de 9 às 17h. 

As Centrais de Atendimento de BH estão localizadas na Avenida do Contorno, 7038, Lourdes; na Rua Padre Pedro Pinto, 5020, Mantiqueira/Venda Nova; e na Rua Alcindo Vieira, 69, Barreiro. 

Em Contagem, a Central de Atendimento de Contagem fica na Av. João de Deus Costa, 205–A, Centro e funciona de 9h às 17h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!