Ninho tucano

PSDB vai avaliar se mantém candidatura de João Leite em Belo Horizonte

João Leite, segundo colocado nas pesquisas, afirmou que ainda não decidiu se será candidato

Por Hermano Chiodi
Publicado em 17 de abril de 2024 | 19:18
 
 
 
normal

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) afirmou que a candidatura do ex-deputado João Leite será debatida pelos tucanos nesta quinta-feira (18). Em sua fala, o parlamentar diz que irá defender a manutenção do nome do pré-candidato e deixou claro que existem indefinições no ninho tucano.

“Eu estou indo para Belo Horizonte amanhã (quinta-feira). Terei uma reunião com o deputado João Leite e eu defenderei com todas as forças que ele seja o nosso candidato à prefeitura de Belo Horizonte. E se for, vai ganhar a eleição”, disse o parlamentar. Aécio Neves, que é presidente do Instituto Teotônio Vilela, entidade vinculada ao PSDB, participou, nesta quarta-feira (17), do lançamento do programa "Farol da Oposição", projeto dos tucanos para atrair eleitores do espectro de centro.

Em entrevista ao quadro Café com Política da FM O TEMPO 91,7, nesta terça-feira (16), João Leite se esquivou e não confirmou que será o pré-candidato tucano na disputa pela prefeitura da capital mineira.

“Eu dei 30 anos da minha vida para a política, servindo a população. Eu já fui ameaçado de morte, entraram na minha casa com metralhadora. Nesse momento, a maior dificuldade não é convencer os eleitores, mas a minha família, que sofreu muito nesse tempo. Mas eu tenho alegria de não ter recuado nunca de tudo que fiz na política”, declarou João Leite

Na pesquisa DATATEMPO divulgada em abril (9), medindo as intenções de voto dos eleitores na capital mineira, João Leite aparece em segundo lugar, com 12,9% de intenção de voto. Na primeira pesquisa, divulgada em setembro, ele teve 7,9%, ficando em terceiro lugar. 

“É uma emoção. BH é minha família, minha vida toda passei aqui. Conheço a história, a luta, os desastres, e o PSDB sempre com um olhar muito forte para BH. Por isso a gente tem discutido isso muito com o partido e federação. Minha candidatura depende do partido e da federação”, afirmou.

Uberlândia

O tucano mineiro também falou sobre a disputa em Uberlândia, no Triângulo mineiro. O PSDB tem um pré-candidato na cidade, o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), e deve disputar a eleição contra um candidato do atual prefeito da cidade, Odelmo Leão, que não pode disputar a reeleição e irá apoiar seu vice-prefeito, Paulo Sérgio (PP).

“Odelmo é meu amigo querido, foi meu secretário de Estado, sou amigo de toda família, mas meu partido tem um candidato e nós vamos apoiar. As pessoas na política têm que entender que adversário não é inimigo. Até isso está mudando na política, com esse radicalismo. Vou continuar sendo amigo de vários adversários políticos meus, terá o tempo de tomar um chope, mas na hora da eleição vou distribuir santinho dos meus aliados”, brincou o deputado.

Em Uberlândia, além de Leonídio e Paulo Sérgio, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), o deputado estadual Caporezzo (PL) e o ex-vereador da cidade, Adriano Zago (Avante), são pré-candidatos. O deputado estadual Elismar Prado se filiou ao PSD e também é um nome colocado para a disputa na cidade. (Com informações de O TEMPO Brasília)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!