Tira-dúvidas

Como encontrar o local de votação nas eleições de 2022?

O eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos no primeiro turno das eleições 2022


Publicado em 28 de setembro de 2022 | 12:58
 
 
 
normal

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições 2022, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no whatsapp do TSE ou por aplicativos da Justiça Eleitoral.

Para consultar o local de votação no site do TSE,  o eleitor deve informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

+ Guia completo para o dia da votação nas eleições 2022

Como consultar o local de votação pelo e-título?

Além disso, é possível verificar o local e zona eleitoral pelo aplicativo e-título. Pela ferramenta, os usuários também podem ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para eleitores que possuem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. De acordo com o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

O e-título está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android. No entanto, no dia anterior ao primeiro turno (1/10), o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

Como consultar o local de votação via Chatbot do TSE?

Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votaçã

funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.

A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município – e com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e o eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.

Como mudar o local de votação?

O prazo para tirar o título de eleitor e outros serviços, como a regularização, transferência do município de domicílio eleitoral, a mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social, terminou no dia 4 de maio de 2022. O prazo é importante para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação em todo o país.

O que levar no dia da votação? 

Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Carteira de identidade;
  • Identidade social;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação.



(*Com agência Brasil)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!