Eleições 2022

União Brasil suspende prefeito que defendeu 'eliminar' Lula e Moraes

Naçoitan Leite, chefe do Executivo de Iporá, afirmou que haverá guerra civil no Brasil e que é preciso 'arregaçar as mangas'


Publicado em 02 de novembro de 2022 | 08:48
 
 
 
normal

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, determinou a suspensão imediata da filiação do prefeito Naçoitan Leite, chefe do Executivo de Iporá (GO), após ele aparecer em um vídeo defendendo 'eliminar' o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

"Considerando os atos antidemocráticos que tiveram início desde a proclamação do resultado das eleições, a extrema gravidade da manifestação pública de um prefeito eleito - que tem o poder-dever de acionar forças policias para conter atos dessa natureza - e a urgência da medida que, ás vésperas do feriado nacional, não pode aguardar reunião da Comissão Executiva Nacional Instituidora, decido por suspender a filiação de Naçoitan Leite, ad referendun da Comissão Executiva Nacional Instituidora (a quem incumbirá ratificar esta decisão em caráter cautelar, por 3/5 (três quintos) de seus membros", disse Luciano Bivar, em nota divulgada pelo partido. Ele ainda determinou que Naçoitan Leite apresente defesa em 72h.

Em um áudio distribuído em grupos de WhatsApp, o prefeito de Iporá contesta o resultado da eleição, afirma que haverá uma guerra civil no país e que há necessidade de 'eliminar Lula e Moraes.

"Até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula. Dois homens estão acabando com o Brasil. Vai virar uma guerra civil por causa de dois homens. Então, vamos arregaçar as mangas. OU é agora, ou vamos virar a Venezuela. Ou pior que a Venezuela, porque o presidente da Argentina já está morando no Brasil", afirma o prefeito. Alberto Fernández, presidente da Argentina, não está morando no país e apenas fez uma visita ao Brasil para parabenizar Lula.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!