A partir desta sexta-feira (18/7), o Itaú Cultural Play (ICPlay), plataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema brasileiro, celebra o legado de Carlos Reichenbach (1945-2012), que completaria 80 anos em 2025, com a inclusão de cinco de seus filmes no catálogo. 

Entre os títulos disponíveis estão “Alma Corsária” (1993), vencedor de cinco prêmios no Festival de Brasília, incluindo melhor filme e direção; “Bens Confiscados” (2004), “Garotas do ABC” (2004), “Falsa Loura” (2007) e “Lilian M: Relatório Confidencial” (1975) – este último já integrava o acervo da plataforma. 

Entre os destaques da mostra, intitulada “5 vezes Carlos Reichenbach”, filmes que ressaltam a linguagem do diretor, que, nascido em Porto Alegre e radicado em São Paulo, foi um dos expoentes da Boca do Lixo e reconhecido por misturar o erudito e o popular.

O aclamado “Alma Corsária” (1993), por exemplo, narra a amizade entre dois poetas em São Paulo, alternando entre o presente e flashbacks dos anos 1950. O filme foi eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).  

Já “Falsa Loura” (2007), último longa dirigido por Reichenbach, é um musical proletário que acompanha a operária Silmara (Rosanne Mulholland) em sua ascensão social, enquanto “Bens Confiscados” (2004) expõe corrupção e tráfico de influência na política nacional, com Betty Faria no elenco.  

Em “Garotas do ABC” (2004) surgem como temáticas questões como o neonazismo e violência policial. Por fim, “Lilian M” (1975), censurado pela ditadura militar, retrata a jornada de uma mulher do campo na metrópole.  

SERVIÇO:
O quê. Mostra '5 vezes Carlos Reichenbach'
Quando. A partir desta sexta (18)
Onde. Itau Cultural Play, no site da plataforma, em apps para Android, iOS, Samsung TV, LG, Android TV, Apple TV e nos serviços Claro TV+ e Watch Brasil.
Quanto. Gratuito