Após uma batalha judicial que se arrastou por duas décadas, a Justiça do Rio de Janeiro condenou a empresa Xuxa Promoções e Produções Artísticas, pertencente a Xuxa Meneghel, a pagar R$ 40 milhões por apropriação indevida dos personagens da "Turma do Cabralzinho", criados pelo publicitário mineiro Leonardo Soltz. Vale lembrar que a decisão ainda cabe recurso.
O valor da condenação foi oficializado nesta quarta-feira (13) pela 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e levou em consideração após uma perícia minuciosa que levou em consideração as tiragens da revista publicada, a reproduções das imagens e outros lucros conquistador por meio do uso dos referidos personagens.
Os personagens centrais dese imbróglio são Cabralzinho, Bebel, Quim, Purri e Caramirim, criados em 1997 pelo publicitário mineiro Leonardo Soltz, que visava transformá-los em "mascotes oficiais do descobrimento" do Brasil, que completaria 500 anos três anos depois, em 2000.
Soltz afirmou que apresentou o projeto para a empresa de Xuxa no ano seguinte, que a princípio teria rejeitado a ideia. Entretanto, o publicitário disse ter sido pego de surpresa em 1999 com a criação de personagens semelhantes pela Xuxa Promoções e Produções Artísticas.