Novidade

Centro Cultural Unimed-BH Minas inaugura biblioteca

Acervo conta com cerca de seis mil publicações variadas em temas, títulos, autores e categorias, que poderá se acessada pela população em geral

Por O TEMPO
Publicado em 16 de dezembro de 2021 | 18:21
 
 
 

O Centro Cultural Unimed-BH Minas acaba de inaugurar a sua biblioteca. O espaço, que, de acordo com a direção, conta com cerca de seis mil publicações variadas em temas, títulos, autores e categorias; poderá se acessado pela população em geral, além de, claro, os sócios do Minas Tênis Clube. O funcionamento do espaço é de segunda a sexta, das 13h às 18h30.

A Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas teve seu conceito elaborado por Cleide Fernandes, bibliotecária e Gestora Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, e Fabíola Farias, profissional de Letras e pós-doutora em Ciência da Informação; e o projeto do espaço físico é assinado pela arquiteta Isabela Vecci.

O objetivo do espaço é oferecer um acervo para todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes, que encontrarão obras da produção editorial brasileira e uma seleção especial feita para atender à primeira infância (crianças de zero a seis anos). Também estarão disponíveis livros de não-ficção, graphic novels, obras de referência e uma coleção sobre esportes, jornais e revistas. A acessibilidade universal estará incorporada ao espaço, incluindo livros em braille.

Diretor de Cultura do Minas Tênis Clube, André Rubião entende que o espaço tem todas as credenciais para ser um espaço de descoberta. "O escritor Luiz Ruffato costuma contar que descobriu os livros quando brincava de esconde-esconde na escola. Ele entrou no espaço para se esconder e a bibliotecária, astuta, o chamou e deu-lhe um livro.  A Biblioteca do Minas pretende dar à sociedade a oportunidade de conhecer novos mundos e, assim, democratizar o acesso ao conhecimento", diz.

A biblioteca terá atividades integradas aos projetos do Centro Cultural Unimed-BH Minas,  oferecendo experiências que são realizadas por meio do encontro entre pessoas, livros e outras artes. O programa literário “Letra em cena. Como ler…”, por exemplo, será incorporado às ações oferecidas pela biblioteca.

Como ingressar?

O cadastro para poder alugar livros deve ser feito presencialmente e o interessado deve levar comprovante de residência, documento de identidade, informar um endereço de e-mail, número de telefone celular ou fixo. Na ocasião do cadastro, será tirada uma foto no balcão de atendimento. Leitores menores de 16 anos devem apresentar autorização assinada por um responsável legal para realizar o cadastro. Um modelo de autorização será disponibilizado pela gestão da Biblioteca. Em seguida ao cadastro, o usuário terá acesso liberado à plataforma I10, que contém todas as informações do acervo.

Serviço

Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Onde: Rua da Bahia, 2.244, CF5. Lourdes

Quando: Funcionamento: de segunda a sexta, das 13h às 18h30.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!