Online

Faísca Festival Internacional de Risografia tem programação de três meses

Experiência virtual e publicações impressas integram as atividades do evento

Por Letícia Fontes
Publicado em 09 de setembro de 2020 | 16:56
 
 
 

Criada em 2015, como a primeira feira periódica de publicações independentes em Belo Horizonte, a Faísca expande o seu raio de atuação este ano. Enquanto as conexões sociais se estabelecem pela internet, o festival se reinventou para apresentar um formato inédito, com diversas atividades ao longo dos próximos três meses. As atrações incluem debates, palestras, oficinas, entrevistas, ateliês, lançamentos de livros, zines e experimentações gráficas, além da Feira Virtual de Publicações e Arte Impressa. O evento vai até o dia 13 de dezembro.

As novidades são várias para esse ano. Será a primeira vez que o evento terá um tema: "o universo da risoarte", que é um tipo de impressão desenvolvida a partir da evolução dos mimeógrafos. As cores próprias e vibranmtes, além das texturas são as principais características da técnica. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chegou a hora: a programação da ★Faísca Festival Internacional de Risografia★ começou! Esta é uma Experiência Virtual de três meses de duração, voltada para as publicações e para a arte em riso. Nossa primeira ação contempla o território nacional: a Faísca acaba de abrir o Edital para Cartazes em Risografia! O documento está disponível pelo link na bio, com as informações e as regras para a participação. Esta atividade é voltada para os interessados em ter sua arte impressa em um dos estúdios brasileiros escolhidos pela Faísca para esta programação. Serão selecionadas 5 (cinco) propostas, e cada uma delas será produzida em uma tiragem de 200 exemplares. Participe! –––––––––– Transformar um projeto originalmente pensado como um encontro presencial de três dias em uma experiência virtual de três meses é um desafio. Mergulhar nessa empreitada, no entanto, é uma maneira de enfrentar um período turbulento em vários aspectos, em que as publicações, os trabalhos produzidos e impressos no modo "faça você mesmo" e as feiras estão entre os setores mais afetados pela pandemia. Tato, presença física, mesa, banca, aglomeração. Enquanto não temos acesso a tudo isso, a organização da Faísca chegou à conclusão de que não podíamos parar. A proposta desta edição, que acaba de ser inaugurada, é promover iniciativas de fomento a um setor produtivo que envolve artistas, designers, selos e pequenas editoras, estúdios de impressão, etapas de acabamento e de distribuição. Para isso, a programação inclui encontros virtuais, atividades de formação, trocas de conhecimentos, experimentações e, claro, edições impressas. –––––––––– →Acesse a programação desta semana pelos •Stories•. #risografia #risograph #risoprinting #artbookfair #arteimpressa #faisca2020

Uma publicação compartilhada por Art book fair | Publicações (@faiscafestival) em

Entre os convidados estão artistas, designers, estúdios, editoras, impressores e publicadores de várias partes do mundo, como é o caso do grupo holandês Knust, pioneiro no uso do recurso e referência do mundo na área.

A alemã Vetro Editions, responsável pelo desenvolvimento do primeiro livro a registrar a história e o cenário atual da risoarte, também está entre os participantes do evento. Além das pontes e das trocas de conhecimentos, o festival terá uma série de entrevistas semanais, sempre às terças e às sextas, com mais de 30 conversas entre os organizadores do evento com artistas, pesquisadores e grupos.

A Faísca também irá receber virtualmente alguns dos principais ateliês risográficos do país, sediados em quatro regiões diferentes do Brasil. Uma coleção de zines em risografia, criados por autores convidados pela curadoria do festival, faz parte das atividades, assim como trabalhos que serão selecionados por edital, voltado para a participação de artistas brasileiros. As inscrições abrem na primeira semana de festival e ficam no ar ao longo do mês de setembro.

A programação completa do festival com os convidados, os temas das discussões, as datas dos lançamentos e de outros eventos será divulgada ao longo do período de atividades.

A Faísca estrearia em julho deste ano como encontro presencial de três dias. Com os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, a organização se adapatou e desenvolveu a edição como Experiência Virtual. A programação pode ser acompanhada pelo canal de YouTube da Faísca e pelas plataformas digitais @faiscafestival.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

[English below] Guarde a data! Anunciamos agora os dias da ★Feira Virtual de Publicações e Arte Impressa★ da Faísca Festival Internacional de Risografia! A feira é nos dias 12 e 13 de dezembro, encerrando a temporada de programação desta Experiência Virtual. Inscrições a partir de 16 de setembro. Outras informações em breve! ;) ––––––––– Save the date! We announce now the dates of the Virtual Art Book Fair from Faísca International Riso Festival! The fair will be on December 12 and 13, closing the program of our Virtual Experience. Open call begins on September 16. More information soon! ;) #risograph #risografia #smallpress #risoprint #faisca2020 #artbookfair #arteimpressa #feriadearteimpreso #publicaciones #printedmatter #publicacoesindependentes

Uma publicação compartilhada por Art book fair | Publicações (@faiscafestival) em

Desde 2015, o festival já aconteceu em 23 edições, consolidando-se como o principal encontro do gênero em Minas Gerais. 

Risografia: entenda

Risografia é um tipo de impressão desenvolvido a partir da evolução dos mimeógrafos. Características marcantes deste recurso são as cores próprias e vibrantes, além das texturas obtidas a partir de tinta oleosa absorvida pelo papel, que conferem aos trabalhos artísticos uma aparência artesanal, composta por manchas, nuances, camadas de cores e deslocamentos gerados por sobreposições. A autonomia na produção de publicações é um dos principais atrativos para impressores espalhados pelo mundo.

As tintas Riso, feitas com base em óleo de soja ou arroz, não são tóxicas, e os duplicadores produzem baixa quantidade de resíduos, além de consumirem pouca energia em comparação a outros métodos, o que torna o processo ecologicamente sustentável. A impressão em Riso é um processo permeográfico e pode ser denominada como impressão por estêncil – em inglês, stencil printing –, já que, para chegar ao papel, a tinta atravessa a área perfurada de um máster ou estêncil (lâmina usada como molde para criar cópias).

Programe-se

Faísca Festival Internacional de Risografia - de setembro a dezembro de 2020 pelas plataformas digitais (@faiscafestival).

- Debates: a partir de 10 de setembro, sempre às quintas-feiras, ao vivo às 20h, pelo Zoom e pelo Youtube.

- Palestras: a partir de 5 de outubro, semanalmente às segundas-feiras, publicadas pelo canal de Youtube às 14h. As palestras são gravadas. As ministradas por convidados de outros países têm legendas em português.

- Oficinas mensais em setembro, outubro e novembro, pelo canal de Youtube. As datas serão divulgadas pelas plataformas digitais @faiscafestival (Instagram, Twitter e Facebook).

- Feira de Publicações e Arte Impressa: dias 12 e 13h de dezembro, das 10h às 17h, pelo Zoom e pelo canal de Youtube da Faísca (ações ao vivo) e pelo site da Faísca (comercialização pela loja online do festival).

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!