Gratuito

Circuito Gastronômico de Favelas chega à 7ª edição com homenagem ao dia do samba

Evento, que exalta a cozinha periférica de BH, será realizado neste fim de semana, no Serra; programação inclui apresentações de sambistas da cidade

Por Renato Lombardi
Publicado em 01 de dezembro de 2023 | 06:30
 
 
 
normal

Belo Horizonte recebe neste fim de semana a sétima edição do Circuito Gastronômico de Favelas. Serão dois dias de evento – ele acontecerá neste sábado (2) e domingo (3), no bairro Serra, na região Centro-Sul da capital –, que exalta os cozinheiros e a cozinha periférica da cidade. A entrada é gratuita, e a programação também celebra o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2, com uma roda de samba comandada por Thiago Delegado. 

Neste ano, 12 cozinheiros, de diversas comunidades de Belo Horizonte, vão apresentar suas criações, que serão comercializadas nas barracas montadas na rua da Passagem. Idealizadora do circuito, Danusa Carvalho explica que o projeto nasceu com a proposta de “criar uma interlocução entre o morro e o asfalto”. “O objetivo é levar as pessoas do asfalto para frequentar as comunidades e ver que nesses lugares estão justamente as pessoas que estão dentro das casas de muita gente e dos restaurantes, trabalhando, trazendo esses sabores, esses temperos, que estão na nossa mesa no dia a dia”, comenta.

“É um projeto que valoriza a mão de obra periférica”, diz Danusa. Segundo a idealizadora, o circuito oferece toda a infraestrutura necessária – incluindo a barraca e ajuda de custo para comprar os ingredientes – para os cozinheiros. “A venda é direta com os cozinheiros, que gerenciam os pratos, as porções. O lucro é deles, a geração de renda é deles”, afirma.

Ela revela que, neste ano, o Circuito Gastronômico de Favelas foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Aguardamos patrocínio via lei estadual para voltar a fazer, em 2024, um circuito em várias comunidades, assim como foi nas primeiras edições”, conta Danusa.

Para saborear

Morador da Vila Conceição, na região Centro-Sul de BH, Isaías Lopes Rodrigues se orgulha de participar do Circuito Gastronômico de Favelas desde a primeira edição do evento. Neste ano, ele chega ao festival com o prato Peixe Frito. “O peixe é filé de piramutaba, que eu faço frito e sirvo com arroz, alho-poró e vinagrete”, explica ele, que tem um restaurante há mais de 20 anos que leva o seu nome. 

“O Circuito Gastronômico de Favelas representa uma oportunidade para a gente crescer. Como somos de comunidade, muitas vezes não temos tanta oportunidade. Através do circuito, além de ganharmos dinheiro com os nossos pratos, conhecemos outras pessoas, porque não vem só gente da favela”, afirma.

Moradora do Taquaril, na região Leste da capital, Marlene Martins se prepara para participar de mais uma edição do circuito. Assim como Isaías, ela destaca a oportunidade que o festival tem proporcionado aos cozinheiros das comunidades. “É a oportunidade de divulgar o meu trabalho, ter reconhecimento por tudo aquilo que eu sempre fiz e que me ajudou a criar meus filhos”, diz. 

Na edição 2023, Marlene vai preparar uma receita de família: o Embolado Berrante. “São almôndegas recheadas com ora-pro-nóbis, com um carinho especial, que são os condimentos, que eu mesma faço. Faço questão de temperar bem, com muito amor”, afirma.

Na sétima edição do Circuito Gastronômico de Favelas também terá Feijoada Senzala, prato elaborado pela Dirce, do Alto Vera Cruz; Lanceta, feito pela Lora, do Barreiro; Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips, preparação da Lia, da Barragem Santa Lúcia; Pastel Trem de Minas, criação do Diones, do Barreiro; Trio da Lua, receita da Luana Andrade, da Vila Estrela; Suado Ancestral, prato da Vanessa, do Beco; Torta de Frango, receita de Romney Batista, do Morro das Pedras; Frango com Pó de Quiabo, elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio; Paella, preparada pela Dri, da Vila Conceição; e Bombons e Tortas Diversas, da Alê Lucia, da Vila Aparecida.

Momento para celebrar o Dia do Samba

O Circuito Gastronômico de Favelas é, também, do samba. O evento vai celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, com apresentação da banda Delegas Samba Clube, comandada por Thiago Delegado e um time de convidados. “Ícones do samba mineiro estarão lá”, afirma Danusa Carvalho, idealizadora do circuito. O show será das 15h às 18h e contará com nomes como Aline Calixto, Fabinho do Terreiro, Júlia Rocha, Raquel Moreira, Andrezza Duarte, Tavinho Leoni e Fernanda Fernandes.

No domingo, o samba fica a cargo de Manu Dias e Dé Lucas, morador da comunidade da Serra e pai do ator Cícero Lucas, protagonista do filme “Marte Um”. O longa, aliás, será exibido no sábado no Circuito Gastronômico de Favelas.

“A gente não faz só uma feira gastronômica; faz uma feira de gastronomia, de cultura, de arte. A gente faz questão de levar uma programação cultural tanto para o público adulto quanto para o infantil com espaço para recreação”, diz Danusa, que ressalta que toda a programação é gratuita.

Serviço

Circuito Gastronômico de Favelas

Quando. Sábado (2), das 12h às 20h; domingo (3), das 12h às 18h
Onde. Rua da Passagem, Serra
Quanto. Entrada gratuita

Sábado
- Delegas Samba Clube e convidados + DJs Zubreu e Joca</CJ>
- Exibição do filme “Marte Um”, às 18h30

Domingo
- Manu Dias e Dé Lucas + DJs Zubreu e Joca

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!