Nascida em Maringá, no Pará, Sonia Braga completa 70 anos nesta segunda-feira (8). Considerada uma das atrizes mais memoráveis de sua geração, ela ficou eternizada por protagonizar a primeira versão para a TV de “Gabriela”, em 1975, baseada no livro homônimo de Jorge Amado.
Nas novelas, também brilhou na pele de Júlia Matos em “Dancin’ Days” (1978), e se jogou na onda das discotecas. Na TV, atuou também em “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Vila Sésamo” e “Fogo Sobre Terra”. Entretanto, foi no cinema que construiu uma carreira que a deu visibilidade internacional e muitos prêmios.
Sonia protagonizou a primeira versão do longa “Dona Flor e Seus Dois Irmãos” (1976), de Bruno Barreto, inspirado na obra homônima de Jorge Amado. Ea também voltou a interpretar Gabriela, dessa vez no cinema, na produção dirigida por Barreto e teve o astro italiano Marcello Mastroianni como Nacib e, em 1996, viveu outra personagem criada pelo escritor baiano: Tieta, no longa “Tieta do Agreste”. Em 1985, viveu a personagem principal do longa “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, que a lançou internacionalmente.
Radicada nos Estados Unidos desde 1990, Sonia segue participando de grandes produções brasileiras para o cinema, como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), filhos de Kleber Mendonça Filho premiados pelo mundo.
Pedido de aniversário
Na última sexta-feira, Sonia Braga publicou um texto em seu perfil no Instagram no qual faz uma reflexão sobre a chegada do aniversário. Na publicação, ela pede que, ao invés de receber presentes, que as pessoas ajudassem alguma causa em função da crise que atingiu o mundo, por causa da pandemia do novo coronavírus.
"O meu aniversário, em 8 de junho, seria a oportunidade para eu comemorar tantos anos vividos com intensidade, entrega e paixão. Mas não vou comemorar. Atravessamos todos um momento que nos pede reflexão, compaixão e acima de tudo empatia. Normalmente as pessoas entram nas redes sociais para me dar os parabéns. Sempre participo de campanhas coletivas, mas este ano gostaria que o meu presente fosse a sua ajuda para alguma causa da sua escolha. A enorme crise que atingiu o mundo, e principalmente o Brasil, deixou milhares de pessoas sofrendo com o desemprego e a falta das coisas mais básicas, como alimentos e materiais de higiene e limpeza. A sua ajuda a alguma campanha de doação será o maior presente que eu poderia receber neste momento. Aniversários podem ser adiados, mas a vida e a fome, não", escreveu a atriz.
Relembre a carreira da atriz Sonia Braga em imagens:
Gabriela, protagonista da novela inspirada na obra homônima de Jorge Amado
Dona Flor, personagem do longa "Dona Flor e seus Dois Maridos"
Julia Matos, da novela "Dancin' Days'
Protagonista do filme "O Beijo da Mulher Aranha"
Clara, personagem do filme "Aquarius"
A médica Domingas, do premiado "Bacurau"