Com o trabalho mercadológico e criativo feito pela equipe multifacetada do HUB da FCA em Betim, o processo de “nascimento” do carro da Fiat vai evoluindo. A essa altura já se tem todos os times envolvidos trabalhando juntos até uma aprovação final daquele projeto antes de ele ganhar a linha de montagem. 

No ambiente digital, começa a surgir os primeiros desenhos para a definição dos chamados hardpoints, com as dimensões máximas do veículo, como bitola, distância entre-eixos, altura, largura, habitabilidade etc.

Conheça o Design Center da FCA:

Eis que entra em ação o time do Design Center da FCA, que a partir desses hardpoints começa a criar a superfície do novo veículo. Em paralelo, a turma da engenharia também inicia as escolhas técnicas para definir outros itens básicos como qual plataforma, assoalho, compartimento do motor e chassis serão utilizados. 

 

 

As evoluções desses estudos são transformados em modelos matemáticos que também começam a ser testados em ciclos repetidos por meio de simulações virtuais. A interação entre a equipe de design e de engenharia é contínua para atender os anseios do consumidor detectados no briefing conceitual do carro.

“De 2002 para cá, a Fiat em Betim evoluiu de uma montadora para um completo polo de desenvolvimento de veículos hoje. E isso é muito importante. Você tem que conhecer seu cliente, pensar que tipo de produto que ele quer. Da nossa parte, do design, nossa missão é deixar esse produto encantador”, destaca Peter Fassbender, diretor do Design Center da FCA para América Latina.

Maior estúdio da América Latina

Criado em 2002 como Centro de Estilo Fiat, o novo Design Center da FCA em Betim foi inaugurado em agosto e pode ser considerado hoje como o maior estúdio de design automotivo da América Latina. Fruto de um investimento de R$ 11,4 milhões, a estrutura abriga cerca de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos da Fiat. 

O espaço dividido em dois pavimentos traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. A ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.