O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cozinhando com Gabriela Harue

A fusão do havaí com o japão

Chef mineira ensina técnica de cozimento bem diferente

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Gabriela está feliz com a produção de seus pokes
PUBLICADO EM 19/07/18 - 03h00

Gabriela Haure, de 23 anos, é mineira, mas sempre teve suas raízes voltadas para a cultura oriental – pois, há 30 anos, seus avós fundaram o restaurante Sushi Naka, que até hoje se localiza na rua Gonçalves Dias, 92, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Logo, o gosto por cozinhar não veio à toa. “Eu sempre quis estar perto deles e, na mesa, durante o almoço, eu os observava cozinhando. Era uma delícia”, contou.

Vinda de uma família japonesa tradicional – o cardápio do restaurante dos avós é o mesmo há 30 anos –, Gabriela resolveu investir em um negócio próprio: o restaurante Poke Sim (rua Antônio de Albuquerque, 629, Savassi). Diferente do tradicional, a casa investe na fusão das culinárias japonesa e havaiana, sendo uma boa opção para os vegetarianos. “Buscamos equilibrar essa fusão para atender diversos paladares. Na nossa cozinha tudo é pensado” contou Gabriela.

Para os leitores do Super, ela ensina o “Papelote Harue”, técnica de cozimento que ela usa em seu restaurante e que veio de uma experiência que viveu em uma aldeia do Pará. Na ocasião, ela via os moradores locais assando os peixes, em uma fogueira, enrolados em uma folha de bananeira. “Essa técnica é uma das formas mais básicas que o homem tem para cozinhar”, explica.

Dificuldade

Antes de abrir o restaurante, Gabriela foi se aventurar nas cozinhas da França. “Eu cai em uma cozinha cheia de japoneses. Não havia comanda, e todos os pedidos eram falados. Mal dava para acompanhar”, disse.

 

Papelote Harue

Ingredientes

1 porção

100 g de peito de frango cortado em cubos

50 g de shimeji fresco

30 g de cebola cortada em tiras 

40 g de cenoura cortada em tiras

10 ml de shoyu

10 ml de sake 

1 rodela fina de gengibre picado

10 g de manteiga

1 talo de cebolinha

Modo de preparo

Misture todas as ervas e tempere os cubos de frango de acordo com a sua preferência. Com um pedaço de papel alumínio, faça um envelope ou uma trouxinha e coloque a mistura. Feche bem para que o vapor não saia durante o cozimento de 20 minutos a um forno preaquecido a 200°C. Essa foi uma receita básica, sintam-se livre para qualquer acréscimo e alteração.

O que achou deste artigo?
Fechar

Cozinhando com Gabriela Harue

A fusão do havaí com o japão
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter