O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Creme

Como fazer chantilly em casa? Veja preparo fácil com apenas dois ingredientes

Confeiteira explica truque simples para garantir firmeza e cremosidade

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Chantilly
A clássica receita de chantilly com morangos
PUBLICADO EM 09/08/20 - 09h00

Um preparo com muitas utilidades: é assim o chantilly (ou chantili). Essa receita, que leva apenas dois ingredientes, creme de leite e açúcar, é uma das poucas da culinária clássica cuja história é conhecida. 

O chantilly surgiu na França e foi criado pelo cozinheiro François Vatel, que misturou o gorduroso leite do país ao açúcar e ofereceu à corte. O creme ganhou esse nome por causa do Château de Chantilly, um dos castelos onde Vatel trabalhou - conhecido na história recente brasileira por ter sido o local onde casaram Ronaldo e Daniella Cicarelli. Um parêntese: a história de Vatel, que se matou por não receber a tempo uma encomenda de peixes para preparar um banquete ao rei Luís XIV, é tão curiosa que virou filme: "Vatel - Um Banquete para O Rei". 

Hoje, para preparar um bom chantilly usa-se creme de leite fresco. A dica que a confeiteira  Carol Salvador, do Sweet Carol BH, dá é simples: mantê-lo por 12 horas na geladeira, antes de batê-lo na batedeira. "Mas precisa ser creme de leite fresco, de caixinha ou garrafinha (que é possível encontrar refrigerado em supermercados). Aquele de caixinha UHT, tradicional, não dá", ela pondera. A sugestão é servir o chantilly com morangos. Sempre clássico (veja os detalhes no vídeo abaixo).

Veja o vídeo:

Ingredientes:

200 g de creme de leite fresco. Mantenha-o na geladeira por 12 horas, para usá-lo bem gelado

1 colher (chá) de açúcar refinado

Pode saborizar o chantilly com uma fava de baunilha.

 

Como fazer:

Bata o creme de leite e o açúcar na batedeira em velocidade máxima. O tempo pode variar, em média, de 3 a 5 minutos, dependendo da batedeira. O ponto do chantilly é quando ele estiver firme no batedor ao se desligar a batedeira. Para obter mais firmeza, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Coloque o creme em uma taça e sirva com morangos a gosto.

O jornal O TEMPO publica semanalmente a série Como Fazer, com receitas deliciosas e fáceis. Você pode acompanhar no nosso portal, no canal no Youtube e no perfil no Instagram.

Leia mais: Como fazer chocolate quente cremoso?

Leia mais: Como fazer caldo de mandioca com frango?

Leia mais: Como fazer bolo de milho-verde de latinha?

Leia mais: Como fazer bolo de cenoura fofinho

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Creme

Como fazer chantilly em casa? Veja preparo fácil com apenas dois ingredientes
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Ou conecte-se com:
Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View