O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Receita típica

Cozinha ao Vivo ensina a fazer a queijadinha, símbolo da herança portuguesa

Feira do Doce Mineiro, em Ipatinga, reúne produtores artesanais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Feira do Doce Mineiro -  Ricardo Alves/Divulgação
PUBLICADO EM 09/09/18 - 14h53

Em Paracatu, o turismo não é só natureza e patrimônio histórico. Os quitutes da cidade são significativos "espaços" de preservação da memória coletiva. O antigo e o novo se juntaram e deram lugar a iguarias de sabor próprio e local, como a empada de capa fina, o bolo de domingo, a desmamada e a queijadinha, todos heranças dos colonizadores portugueses.

A casa de Ângela Resende é um desses espaços que preservam uma tradição familiar. Na Feira do Doce Mineiro - que se encerra hoje, em Ipatinga -, a quituteira não só ensina fazer a queijadinha numa cozinha ao vivo no centro da praça Daniel Campos Rabelo, como também exibe para os visitantes outras iguarias saborosas.

Os ingredientes para produzir essas delícias mineiras vêm do 3.000 m2 de terra de sua propriedade, onde cultiva frutas, como graviola, coco, laranja, goiada e laranja-kinkan, entre outras utilizadas para a produção de geleias. Tudo é produzido em casa, enfatiza Angela, até o leite vem de fazendas locais. A forminha da queijadinha, por exemplo, é produzida com trigo, banha de porco, água e sal.

A produção artesanal e limitada é oferecida aos turistas no próprio quintal de Ângela, em visitas pré-agendadas. "É tudo fresco e feito na hora", comenta. Se sua visita ao sítio de Ângela ocorrer aos domingos, experimente o flbolo de domingo, uma receita centenária de bolo de coco com farelo de arroz e cheia de superstição - para não dar azar, a delícia só pode ser feita nos dias dedomingo.

Na região pertencente ao Circuito Turístico Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba, existem outras iguarias, como a empadinha de capa fina,  o mané melado e os biscoitos, bolachas e paçocas produzidas com castanha baru.

Receita da Queijadinha

Faça voce mesmo:

Ingredientes

Massa:

1 copo de banha
1 kg de farinha de trigo
Água morna até o ponto

Recheio:

10 ovos caipiras
1queijo meia cura ralado fino
100 gramas de coco ralado
1 kg de açúcar refinado
1 copo de raspa de mandioca
Noz moscada a gosto

Preparo

Massa:

Coloque a farinha de trigo em uma bacia oval, adicione a banha derretida é a água morna até ficar no ponto.

Recheio:

Bata dez claras de neve bem batidas, adicione as dez gemas e bata mais um pouco. Logo após adicione os demais ingredientes e deixe descansar por oito horas.

O que achou deste artigo?
Fechar

Receita típica

Cozinha ao Vivo ensina a fazer a queijadinha, símbolo da herança portuguesa
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter