O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cozinhando com Sérgio Sivieiro

Crime e castigo é não comer!

Protagonista da peça ‘Dostoievski Trip’ ensina a preparar uma receita tradicional do Sul da Itália

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Sérgio Sivieiro
Ator Sérgio Sivieiro nasceu no Brasil, mas tem descendência italiana
PUBLICADO EM 21/06/18 - 03h00

Filho de brasileiros, mas descendente de italianos, Sérgio Sivieiro está em cartaz na capital mineira com o “Dostoievski Trip”, uma adaptação do famoso romance russo citado no título, e é um expert na cozinha. A peça pode ser vista no teatro do CCBB até o dia 9 de julho. 

Apaixonado pela culinária, o ator contou ao Super Notícia que manda bem com as panelas. “Comecei a cozinhar com frequência quando fui morar e estudar na Itália”, diz ele, que saiu do Brasil aos 20 anos.

Uma das receitas no catálogo de Sivieiro é a focaccia, um prato tradicional na mesa de sua família e famoso no Sul da Itália. Para o ator, o pão recheado o faz lembrar da infância. “Essa receita me lembra festa em família, me lembra minha mãe e minhas tias se encontrando. Por três dias, ninguém saía da cozinha: risadas e muita gente falando alto, brincando e brigando, como uma verdadeira e tradicional família italiana”, revela ele.

Espetáculo

Sivieiro conta que o interesse em encenar “Dostoievski Trip” surgiu por acaso, quando estava passeando pela livraria Travessa, no Rio. 

“Fui atraído pela estante de teatro e pelo nome do texto. Quando vi, fiquei muito curioso em conhecer. Não me arrependi, pois lembro que, na metade da leitura, liguei para a diretora Cibele Forjaz sugerindo que fizéssemos uma adaptação do romance como continuação da peça ‘O Idiota’”, diz ele.

 

Literatura russa

A peça “Dostoievski Trip” é a primeira montagem brasileira do texto de Vladímir Sorókin, considerado um dos grandes nomes da literatura russa. E, para esse espetáculo, a diretora Cibele Forjaz reuniu atores da Mundana e da Cia. Livre. A peça está em cartaz até o dia 9 de julho, sendo exibido de sexta à segunda, às 20h, no Teatro I, do espaço CCBB (praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingressos a R$10 (meia) e R$ 20 (inteira). Eles estão à venda na bilheteria do teatro.

Sob a surpervisão do jornalista Felipe Pedrosa

 

Focaccia

INGREDIENTES

1 batata grande

1,5 L de água

1 kg de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de sal

30 g de fermento fresco ou 1 pacote de fermento para pão

Recheio

Tomates picados em rodelas

Orégano

Pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

Cozinhe a batata até ficar macia. Reserve a água. Em uma bacia, coloque o trigo, o fermento, o sal e a batata já amassada. Misture com as palmas da mão até esfarelar. Adicione, aos poucos, a água reservada, misturando com os dedos até que a massa tenha a consistência grudenta. Espalhe, em dois tabuleiros, 1/2 xícara de azeite e, em seguida, porções da massa. Para o recheio, os tomates devem ser organizados em cima da massa, enquanto que o orégano e a pimenta-do-reino podem ser salpicados a gosto. Deixe a massa crescer assando em um forno preaquecido a 210°C, até dourar a superfície.

O que achou deste artigo?
Fechar

Cozinhando com Sérgio Sivieiro

Crime e castigo é não comer!
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter