O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

RECEITA

Dia dos Pais: Chef Caio Soter ensina arroz de pato para o almoço em família

Tá sem ideia do que preparar no próximo domingo (9)? O prato a seguir é prático, aconchegante e perfeito para celebrar a data

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
patro.jpg
Arroz de pato
PUBLICADO EM 07/08/20 - 12h00

O Dia dos Pais já está aí! Para quem ainda não decidiu o cardápio para o próximo domingo, fizemos uma seleção de restaurantes e bares que estão operando via delivery aqui.

A outra opção é cozinhar uma receita rápida e fácil para celebrar o dia à mesa com a sua família. Por isso, o chef Caio Soter, em parceria com a rede Super Nosso, ensina um arroz de pato. O chef dirigiu a cozinha do restaurante Alma Chef, em BH, fez sucesso no reality global Mestre do Sabor, da TV Globo nesse ano.

Veja a receita e o modo de preparo.

Arroz de pato (rendimento: duas porções)
Ingredientes: 
• Coxa e sobrecoxa de pato: 2 und
• Alho inteiro amassado: 6 dentes
• Ervas aromáticas: Alecrim e tomilho á gosto
• Sal: á gosto
• Pimenta do reino: á gosto
• Gordura de pato ou óleo de algodão: o quanto bastar para confitar
• Peito de pato: 1 und
• Paio: 50 g
• Arroz agulhinha cozido ao dente: 400 g
• Alho picado: 50 g
• Cebola picada: 80 g
• Vinagre Jerez: 10 ml
• Caldo de carne: 500 ml
• Cebolinha: 20 g
• Orapronóbis: 6 folhas

Modo de preparo
Tempere a coxa e sobrecoxa de pato com sal, pimenta do reino, alho amassado e ervas aromáticas. Deixe descansar na geladeira por 4 horas para absorver o tempero. Transfira o pato para uma panela e cubra com a gordura/óleo até que fique imerso. Leve ao fogo bem baixo e observe até levantar as primeiras borbulhas. Retire do fogo, deixe descansar por 5 minutos par perder temperatura e retorne a panela ao fogo baixo. Repita este processo por aproximadamente 1:30 hora, até o pato ficar bem macio. Retire do óleo, tranfira para uma assadeira e leve ao forno em temperatura bem alta para dourar. Reserve. 

A gordura que sobrou, tem um fundo do cozimento do pato envolvido. Para retirar, leve toda a gordura para a geladeira e quando já estiver bem solidificada, vá retirando do recipiente aos poucos, com colheradas, até alcançar o final do recipiente onde haverá este fundo já separado da gordura. Você pode misturar este fundo no caldo de carne.
Tempera o peito de pato com sal e pimenta do reino. Faça pequenas fissuras na gos-dura e leve-o para dourar em uma frigideira. Quando já estiver dourado dos dois lados, transfira para uma assadeira. Na hora de servir, leve ao forno alto por 2 minutos para dar ponto.

Em uma panela, regue azeite e disponha o paio fatiado em rodelas. Deixe dourar e retire. Reserve. Na mesma panela, doure o alho, na sequencia a cebola. Regue um pouco de vinagre Jerez e despeje o caldo. Devolva o paio para a panela e deixe o caldo cozinhando até reduzir pela metade. Envolva então o arroz, deixe encorpar, ajuste o sal e a pimenta do rei-no. Sirva com fatias do peito de pato e a coxa e sobrecoxa douradas. Finalize com cebolinha cortada finamente e moedas de orapronóbis.

Dica para acompanhar:

No domingo (09), o canal do YouTube do Super Nosso​ vai transmitir uma live com os cantores Wilson Sideral e Rogério Flausino. A live também vai contar com o chef Rodrigo Rodrigues (Ateliê Wals), que vai ensinar duas receitas especiais harmonizadas com as cervejas artesanais. 

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

RECEITA

Dia dos Pais: Chef Caio Soter ensina arroz de pato para o almoço em família
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View