O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Luto

Falece Memmo Biadi, chef de famoso restaurante italiano em Belo Horizonte

Proprietário do Dona Derna morreu na madrugada deste domingo (20); ele estava internado no hospital Felício Rocho após sofrer infarto

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
O chef Memmo Biadi e seu Fagottini Della Nonna, que fez para homenagear a mãe, Derna (na foto ao fundo)
Tendo aprendido o ofício com a mãe, Derna, chef Memmo Biadi prioriza o sabor às aparências contemporâneas
PUBLICADO EM 20/09/20 - 09h28

Memmo Biadi, chef e dono do tradicional restaurante italiano Dona Derna, na Savassi, em Belo Horizonte, faleceu na madrugada deste domingo (20). 

A morte de Biadi foi confirmada à reportagem do O TEMPO pelos próprios funcionários do restaurante nesta manhã. Segundo eles, o chef estava internado no Hospital Felício Rocho, região Centro-Sul da capital, após ter passado mal e sofrer um infarto.

Pelas redes sociais, a mulher de Biadi, conhecida como Zaza Memmo, deixou uma mensagem em homenagem ao marido.

“Hoje a minha dor é imensa...Te amo, te amo e te amo. Mô meu descanse em paz, grande amor da minha vida, sempre no meu coração, na minha alma”, escreveu ela.

Biadi deixa a mulher e dois filhos. O sepultamento está marcado para as 14h30, amanhã, no cemitério Parque da Colina. 

Mineiro de coração

Considerado um dos restaurantes italianos mais tradicionais da capital, o Dona Derna ganhou esse nome em homenagem à mãe de Biadi, Derna Biadi, falecida em 1980, e com quem aprendeu a cozinhar. 

Memmo Biadi nasceu na Toscana, mas se considerava mineiro de coração. Se mudou para BH ainda na adolescência. Além do Dona Derna, o chef também foi um dos fundadores do Vecchio Sogno, outro conhecido restaurante italiano da cidade,no bairro Santo Agostinho, ao lado da Assembleia Legislativa de Minas.

"Quando chegamos no Brasil, tinha 14 anos e comecei a ajudá-la fazendo capeletti para vender numa padaria. Cinco anos depois, ela montou seu primeiro restaurante. Na época, eu trabalhava com escultura de dia e, à noite, dava uma mão para minha mãe na cozinha. E foi assim que entrei na área, praticamente sem querer", revelou Biadi em antiga entrevista a O TEMPO.

Funcionava na avenida Amazonas

Antes, o restaurante se chamava Fontana di Trevi, e funcionava na avenida Amazonas. Quando se mudaram para a rua Tomé de Souza, na Savassi, onde até hoje fica o Dona Derna, o chef resolveu homenagear a mãe com o nome do restaurante.

"Todo mundo que chegava lá perguntava mesmo era pela dona Derna. E já que ela era a peça principal da casa, resolvi colocar seu nome no restaurante", contou.

Quando Derna adoeceu, Biadi assumiu a cozinha, mas não abria mão dos pitacos e sugestões da mãe, que ficava no salão conversando com os clientes. Após a morte de dona Derna, em 1980, o chef preparou uma receita para reverenciá-la.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Luto

Falece Memmo Biadi, chef de famoso restaurante italiano em Belo Horizonte
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Ou conecte-se com:
Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View