O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Couve

Couve recheada com pirão de frango caipira
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Mais Notícias
recheada
O chef Felipe Tavares criou a couve recheada com pirão de frango caipira especialmente para o Gastrô
PUBLICADO EM 10/07/14

Ingredientes

1 maço de couve (5 folhas)
2 sobrecoxas de frango caipira
Meia cebola repicada
4 dentes de alho repicados
1 tomate picado sem semente
150 gramas de farinha de mandioca
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Salsinha e cebolinha repicadas a gosto
Para o molho agridoce de pimenta biquinho
100 gramas de pimenta biquinho fresca
100 gramas de açúcar refinado
200ml de água

Retire as peles das sobrecoxas de frango e doure-as em uma panela de pressão com um fio de azeite. Acrescente água suficiente para cobri-las e cozinhe por 20 minutos. Reserve o caldo do cozimento do frango e desfie as sobrecoxas.

Higienize as couves e corte-as ao meio (no sentido de comprimento), separando os talos.Em uma panela grande, ferva água com sal.  Mergulhe as folhas de couve, uma a uma, nessa água quente por 10 segundos e rapidamente coloque-as numa bacia com água gelada e gelo. Seque as folhas de couve com um papel toalha e reserve.

Em uma frigideira com um fio de azeite, acrescente a cebola repicada, o tomate, metade do alho batido e refogue até dourar. Adicione o frango desfiado, sal e a pimenta do reino e refogue. Quando dourar, coloque o caldo de cozimento do frango. Se necessário, utilize água para completar. Acerte o sal.

Quando ferver, acrescente a salsinha e cebolinha repicadas e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar. Mexa constantemente até que o pirão comece a descolar do fundo da panela. Retire o pirão e coloque-o em uma travessa para esfriar.

Molho agridoce de pimenta biquinho. Em uma panela pequena, adicione as pimentas biquinhos, açúcar e água. Cozinhe até que a água reduza pela metade e o açúcar vire calda. Bata o conteúdo no liquidificador, coe para retirar as sementes e reserve.

Montagem. Recheie as folhas de couve com o pirão, enrole-as como um “charuto” apertando bem para distribuir por igual o recheio. Depois de enrolados, refogue-os rapidamente (sem mexer) em uma frigideira com tampa, azeite e o restante do alho.

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter